Dia a dia
Servidores de Guarapari prometem greve a partir desta sexta-feira
Os serviços essenciais de urgência e emergência operarão normalmente. Os postos de saúde funcionarão com 30% do efetivo, enquanto os demais setores permanecerão fechados
Os servidores municipais de Guarapari iniciam greve nesta sexta-feira (6), conforme decidido em assembleia realizada na última segunda-feira (2) pelo Sindicato dos Trabalhadores da Administração Direta e Indireta e do Poder Legislativo do Município de Guarapari (Sintrag).
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Segundo o presidente do Sintrag, Thiago Magno, a categoria cobra o pagamento retroativo do reajuste do piso salarial dos agentes comunitários de saúde e de combate a endemias, referente aos meses de janeiro, fevereiro, março e abril de 2023. Além disso, os servidores reivindicam o pagamento retroativo das progressões de desempenho entre 2013 e 2019, e de 2022 a 2024.
Os serviços essenciais de urgência e emergência funcionarão normalmente. Os postos de saúde funcionarão com 30% do efetivo. Outros setores, como escolas, creches e o serviço administrativo estarão fechados. A paralisação não atinge a coleta de lixo da cidade.
De acordo com o presidente, o sindicato tenta negociar esses pagamentos com a prefeitura há anos, sem sucesso. “Essa greve estourou ano passado, mas tentamos negociar há muito tempo. Esperamos que o prefeito faça uma proposta de pagamento, pois não há argumento para não pagar. Ele ainda nem fez o cálculo”, reclama Magno.
A reportagem do ES 360 pediu um posicionamento da Prefeitura de Guarapari, mas ainda não houve resposta.
Ver essa foto no Instagram
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui