Dia a dia
Municipalização da BR-101 na Serra tem data marcada
Prefeitura da Serra assumirá gestão da BR-101 a partir de janeiro de 2025, com melhorias no trânsito e mobilidade urbana
O trecho de 26 quilômetros da BR-101 que passa pelo perímetro urbano da Serra ainda não foi municipalizado, mas já tem prazo definido para isso ocorrer. Em entrevista à Rádio BandNews FM Espírito Santo nesta sexta-feira (13), o prefeito de Serra, Sérgio Vidigal (PDT), afirmou que a expectativa é que os trâmites burocráticos sejam concluídos em breve, permitindo que, em janeiro de 2025, a prefeitura possa iniciar as melhorias no trecho.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Para a municipalização ocorrer, será necessário realizar a reversão de alguns trechos: o trecho urbano, atualmente administrado pela Eco101, precisa ser devolvido ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), e o Contorno do Mestre Álvaro deve ser entregue à Eco101. Após essa devolução e entrega, a autarquia poderá repassar o trecho urbano para a Prefeitura da Serra. Todo esse processo será supervisionado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
“Tivemos uma reunião esta semana com o DNIT e a Eco101. O DNIT vai repassar para a Eco101, que, por sua vez, devolverá para a ANTT. Já está acordado que assumiremos a gestão em janeiro”, garantiu o prefeito da Sérgio Vidigal.
Com a municipalização da BR-101, a prefeitura poderá assumir toda a manutenção da via, incluindo semáforos, sinalização e intervenções para melhorar o fluxo do trânsito. A transformação da BR-101 em avenida permitirá ainda a realização de outras obras importantes de mobilidade urbana, como a ciclovia e um corredor exclusivo para ônibus.
Além disso, a municipalização facilitará a implementação de diversos projetos que visam melhorar o tráfego na região, como a ligação de Taquara I, a reformulação da Avenida Civit I, o mergulhão da Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes com a BR-101 (saída da ArcelorMittal) e a variante de São Domingos. Esses projetos vão desviar o tráfego de cargas pesadas da via, tornando o trânsito mais seguro e fluido.
Outro avanço será a retirada dos caminhões de carga do município, o que contribuirá para a melhoria da qualidade de vida dos moradores e para o aumento da segurança nas ruas.
O Departamento de Operações de Trânsito (DOT) também se prepara para essa mudança. Está previsto o aumento do número de viaturas, bases móveis e motocicletas, além de um concurso público para ampliar o efetivo do Departamento. O DOT está contratando e planejando ações para garantir a segurança viária e a fiscalização do trecho.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui