Dia a dia
Será que agora vai? Vitória lança edital da ciclovia na Rio Branco
Segundo a prefeitura, árvores e vagas de estacionamento serão mantidas. As obras custarão R$ 3,7 milhões e devem ser iniciadas neste ano
Quase sete anos desde que foi anunciada pela primeira vez, a ciclovia da avenida Rio Branco, na Praia do Canto, em Vitória, enfim deve sair do papel. Na manhã desta quarta-feira (26), a prefeitura lançou o edital para as obras de reurbanização e implantação da ciclovia entre a ponte Ayrton Senna e a Reta da Penha, na altura de Santa Lúcia. No total, serão investidos de R$ 3,7 milhões. De acordo com o município, as obras terão início ainda neste ano.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O assunto foi apresentado pela primeira vez à população em meados de 2015. O projeto, no entanto, desagradou os moradores e comerciantes da Praia do Canto que eram contra a proposta original. Nos moldes do que o município havia planejado, vagas de estacionamento teriam que ser extintas em determinados trechos da Rio Branco.
O tema seguiu sob debate até 2019, quando a prefeitura decidiu suspender a realização do projeto na Praia do Canto. As obras foram iniciadas apenas no ano seguinte, em 2020, na região de Santa Lúcia, entre as avenidas Reta da Penha e Leitão da Silva.
Após o entrava entre a antiga gestão municipal e os moradores, o atual projeto foi aprovado. A reurbanização da avenida Rio Branco e a implantação da ciclovia terá cerca de 1km de extensão e três metros de largura. O espaço contará também com canteiros e jardins. As árvores e as vagas de estacionamento, inclusive, serão mantidas.
Haverá, ainda, iluminação no canteiro central entre as árvores e gradil de segurança para proteção dos ciclistas. A ciclovia será executada em concreto e, no entorno das árvores, será utilizado piso drenante no lugar das soleiras das árvores, o que conecta a ciclovia a elas. Além de sinalização vertical e horizontal, haverá semáforos exclusivos para ciclistas e pedestres.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui