Dia a dia
Sem papel: credencial para idoso estacionar agora é digital. Entenda as novas regras
Fiscalização será realizada com base na leitura da placa do veículo, sem necessidade de exibir o cartão no painel
Pessoas acima de 60 anos que possuem, ou possuíram, carteira de habilitação, passam agora a contar com a versão digital da credencial de estacionamento exclusivo.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O secretário de transportes de Vitória, Alex Mariano, explicou que o novo sistema permite que os usuários acessem a credencial diretamente pela CNH digital, facilitando a solicitação do documento.
A fiscalização agora será realizada com base na leitura da placa do veículo. Ao estacionar em determinado local, a Guarda Municipal poderá verificar se o carro pertence a um idoso sem que haja a necessidade de exibir o cartão no painel.
“A forma de identificar se aquela pessoa aquele carro estava vinculado ou uma pessoa com deficiência ou idoso era através do cartão agora através da placa ou leitura de QR Code”, explicou.
O secretário reforçou que a resolução prevê que apenas um veículo pode ser vinculado a cada CNH, garantindo o controle de uso e evitando abusos. “Vou citar um exemplo: você teve um acidente no veículo, esse veículo foi para oficina e você vai pegar um veículo de aluguel. Você pode desvincular aquela placa que está na oficina e vincular um novo veículo”, detalhou.
Nos casos em que o idoso não dirige, mas conta com um motorista, o direito à vaga é mantido desde que o idoso esteja presente no veículo durante o uso da vaga especial. “Se o motorista estacionar na vaga e não estiver com a pessoa idosa, ele pode ser multada pelo Artigo 181, Inciso 20 do Código de Trânsito, sete pontos na carta na carteira de natureza gravíssima, R$ 293 reais”, destacou o secretário.
Para emitir
Para emitir e vincular a Credencial no aplicativo CDT, abra o app > clique em Condutor > selecione Credencial de Estacionamento > Credencial de Idoso ou Credencial PCD > toque em Emitir Credencial.
Para vincular a credencial, selecione Vínculo > escolha entre veículo próprio ou de terceiro > se for próprio, selecione o veículo e confirme; se for de terceiro, informe a placa, o CPF do proprietário e um apelido > toque em Solicitar Vinculação > confirme.
Documento vitalício
A credencial para o estacionamento de idosos, que antes era emitida via estados e municípios e precisava ser impressa para exibição no painel do veículo, agora passa a ser digital e terá validade em todo o território brasileiro. O documento, que antes tinha validade de 5 anos, agora será vitalício.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui