fbpx

Dia a dia

Seis toneladas de lixo são retiradas da orla de Vitória neste sábado

A ação acontece no Dia Mundial de Limpeza. Em Vila Velha, a prefeitura recolheu mais de uma tonelada de recicláveis

Publicado

em

Prainha de Santo Antônio recebeu a abertura dos trabalhos neste sábado. Foto: André Sobral

Prainha de Santo Antônio recebeu a abertura dos trabalhos neste sábado. Foto: André Sobral

Na areia, na restinga, na orla e até debaixo d’água. Neste sábado (15), Dia Mundial da Limpeza, mais de 7 toneladas de lixo foram retiradas das praias de Vitória e Vila Velha. Na capital, cerca de 250 crianças, jovens e adultos se concentraram em diferentes pontos da cidade para participar da ação de recolhimento de resíduos. E no município canela-verde, o mosaico com formato de uma baleia jubarte e seu filhote foi montado com o lixo recolhido.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Em Vitória, a programação principal foi realizada, pela primeira vez, na Prainha de Santo Antônio. Outra novidade foi a coleta de lixo submerso, realizada por 23 mergulhadores voluntários na região da Praia do Canto e Curva da Jurema.

Ao todo, somando os resultados dos mutirões realizados ainda em Camburi, no manguezal da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Jesus de Nazareth, na Enseada do Suá e na Ilha do Frade, foram recolhidas seis toneladas de lixo da orla da capital.

O World Cleanup Day (Dia Mundial da Limpeza) é um movimento para limpar o planeta que une 180 países e milhões de pessoas em todo o mundo. Em Vitória, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Central de Serviços promoveu as ações de recolhimento de resíduos e sensibilização ambiental em parceria com lideranças comunitárias e organizações ambientais.

Mergulhadores voluntários participam de ação no Dia Mundial da Limpeza, em Vitória. Foto: André Sobral

Mergulhadores voluntários participam de ação no Dia Mundial da Limpeza, em Vitória. Foto: André Sobral

“O mutirão de limpeza é mais uma forma de chamar a atenção dos moradores para a necessidade de adotar hábitos para preservação da vida marinha, de combater o descarte irregular de materiais em nossas praias e manguezal”, disse o secretário municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger.

“Essa conscientização ambiental da sociedade é muito importante para entender que cada um deve ser responsável pelo resíduo que gera e não descartar de forma irregular. Acreditamos que cada cidadão deve ser um agente da sustentabilidade”, ressaltou o subsecretário de Serviços Urbanos Leandro Moulin.

Vila Velha

No município canela-verde foi coletado mais de uma tonelada de resíduos. Com eles, a prefeitura montou um mosaico com o formato de uma baleia jubarte e seu filhote no Parque da Prainha.

Mais de uma tonelada de recicláveis é recolhida no Dia Mundial da Limpeza em Vila Velha. Foto: Divulgação/PMVV

Mais de uma tonelada de recicláveis é recolhida no Dia Mundial da Limpeza em Vila Velha. Foto: Divulgação/PMVV

Pessoas em toda a cidade participaram depositando seus resíduos nos ecopontos especiais de coleta. Simultaneamente, foi realizada limpeza de áreas naturais próximas da Prainha, que resultaram em cinco quilos de microlixo, como pontas e guimbas de cigarro, palito de pirulito e papel de bala, entre outros.

De acordo com o prefeito Arnaldinho Borgo, Vila Velha gasta hoje mais de R$ 12 milhões com a limpeza do município. “Queremos usar esse recurso para deixar novas escolas, unidades de saúde, dar segurança e construir parques para nossa população. Precisamos dar esse passo juntos”, cobrou o prefeito aos moradores que acompanhavam a ação.