fbpx

Dia a dia

São Paulo está entre as 10 cidades mais caras do mundo

A cidade brasileira ocupa a nona posição, superando Miami. Em 2022, São Paulo estava em 12º lugar e em 2021 ocupava a 21ª posição

Publicado

em

Cidade de São Paulo é a primeira da América Latina a fica no top 10 cidades mais caras do mundo. Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Cidade de São Paulo é a primeira da América Latina a fica no top 10 cidades mais caras do mundo. Foto: Marcos Santos/USP Imagens

A cidade de São Paulo está no ranking das 10 cidades mais caras do mundo, tornando-se a primeira da América Latina a atingir esse feito, de acordo com o relatório Lifestyle Index do grupo suíço de gestão de patrimônio Julius Baer, publicado nesta terça-feira (20). A cidade brasileira ocupa a nona posição, superando Miami. Em 2022, São Paulo estava em 12º lugar e em 2021 ocupava a 21ª posição.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Cingapura é a primeira colocada no ranking deste ano, consolidando-se como uma referência global para os mais ricos. A cidade-estado subiu do quinto lugar em 2022 para o topo em 2023, ultrapassando Xangai e Hong Kong, que ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente.

O relatório da Julius Baer classifica as 25 cidades mais caras do mundo com base na análise de propriedades de indivíduos de alto patrimônio líquido, que possuem ativos bancários de US$ 1 milhão ou mais, entre fevereiro e março de 2023. O estudo leva em consideração residências, carros, voos de classe executiva, educação, restaurantes com menu degustação e outros critérios de luxo.

Pela quarta vez consecutiva, a Ásia se mantém como a região mais cara. Nova York também se destacou no relatório, subindo para o quinto lugar neste ano, em comparação com a 11ª posição em 2022, devido ao fortalecimento do dólar e à recuperação pós-pandemia.

Já Londres caiu do segundo para o quarto lugar, enquanto Dubai entrou para o top 10 pela primeira vez, ocupando a sétima posição. Zurique, por outro lado, caiu para o 14º lugar. O relatório aponta que houve uma realocação significativa de indivíduos ricos para Dubai, o que aumentou os preços e a demanda por imóveis na cidade dos Emirados Árabes.

Pela primeira vez desde o início do relatório, as regiões da Europa, Oriente Médio e África são consideradas as mais acessíveis para se viver bem, com cidades europeias perdendo posições no ranking.

São Paulo é destacada no estudo como uma das cidades mais caras, especialmente nas categorias de bens importados, como relógios, bolsas femininas e ternos masculinos. Isso se deve em parte à alta carga tributária no Brasil em comparação com outros países mencionados. No entanto, estão sendo discutidas reformas para reduzir essa carga tributária e promover o progresso e o crescimento econômico de longo prazo, de acordo com o relatório.

Confira o ranking do top 10:

  1. Cingapura
  2. Xangai
  3. Hong Kong
  4. Londres
  5. Nova Iorque
  6. Mônaco
  7. Dubai
  8. Taipei
  9. São Paulo
  10. Miami