Dia a dia
Santa Maria lidera volume de chuva; 346 estão fora de casa no ES
Município acumula mais de 103 mm de chuva em 24 horas; riscos de deslizamentos e transbordamentos mobilizam Defesa Civil no estado
Os municípios do Espírito Santo têm sido castigados pelas chuvas desde a última terça-feira (7), com Santa Maria de Jetibá, na região serrana, registrando o maior volume de precipitação nas últimas 24 horas. Segundo o boletim extraordinário da Defesa Civil, divulgado na tarde desta quinta-feira (9), às 17 horas, o município acumulou 103,91 mm de chuva e está em risco alto para deslizamentos de terra e transbordamento de rios.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Até o momento, 346 pessoas precisaram deixar suas casas no estado. São 320 desalojados e 26 desabrigados. A maior parte está em Rio Bananal, onde há 200 desalojados e 12 desabrigados. Em Santa Leopoldina, 30 pessoas estão desalojadas e uma está desabrigada. Já João Neiva registra nove desabrigados, enquanto Mimoso do Sul contabiliza 27 desalojados e Aracruz tem 23 desalojados. A Defesa Civil orienta que moradores de áreas de risco deixem suas casas e procurem locais seguros.
Impactos em outras cidades
Além de Santa Maria de Jetibá, municípios como Santa Teresa e Santa Leopoldina, também na região serrana, enfrentam problemas. Em Santa Leopoldina, o nível do rio atingiu a cota de inundação, afetando casas de famílias ribeirinhas. O Comitê de Proteção e Defesa Civil (Compdec) ativou o plano de contingência para minimizar os danos e garantir a segurança da população.
Bloqueios em vias rurais e quedas de barreiras em rodovias estaduais foram registrados em várias localidades. Máquinas já foram enviadas para os pontos mais críticos para a desobstrução das estradas.
Na Grande Vitória, a cidade da Serra ocupa o segundo lugar no ranking de acumulados de chuva, com 79,72 mm, e também está em risco alto de deslizamentos. A concessionária Eco101 informou a interdição parcial de um trecho da BR-101 nesta quinta-feira para obras de reparo.
Acumulados de chuva em 24 horas
- Santa Maria de Jetibá: 103,91 mm
- Serra: 79,72 mm
- Ibitirama: 76,6 mm
- Laranja da Terra: 75,4 mm
- Itarana: 72,4 mm
- Castelo: 69,11 mm
- Afonso Cláudio: 58,26 mm
- Muniz Freire: 57,0 mm
- Cariacica: 55,92 mm
- Guaçuí: 53,62 mm
- Brejetuba: 53,2 mm
- Iúna: 41,0 mm
- Fundão: 37,6 mm
- Ibatiba: 36,8 mm
- Água Doce do Norte: 36,6 mm
- Vila Velha: 35,04 mm
- Cachoeiro de Itapemirim: 34,59 mm
- Colatina: 33,26 mm
- Vila Pavão: 32,8 mm
- Vitória: 31,9 mm
- Venda Nova do Imigrante: 28,8 mm
- Irupi: 28,0 mm
- Conceição do Castelo: 25,2 mm
- Aracruz: 24,82 mm
- Ibiraçu: 23,27 mm
- Alegre: 20,8 mm
- Alfredo Chaves: 20,2 mm
Fonte: CEMADEN
Previsão de mais chuvas
Nesta quinta-feira (9), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para 58 municípios do estado, indicando chuvas intensas de até 100 mm por dia e ventos que podem chegar a 100 km/h, válido até as 10h desta sexta-feira (10). Além disso, um alerta amarelo de perigo potencial está em vigor para todo o Espírito Santo, com chuvas de até 50 mm por dia e ventos de até 60 km/h.
Municípios em alerta laranja
Afonso Cláudio
Água Doce do Norte
Águia Branca
Alegre
Alto Rio Novo
Apiacá
Atílio Vivacqua
Baixo Guandu
Barra de São Francisco
Boa Esperança
Bom Jesus do Norte
Brejetuba
Cachoeiro de Itapemirim
Castelo
Colatina
Conceição da Barra
Conceição do Castelo
Divino de São Lourenço
Domingos Martins
Dores do Rio Preto
Ecoporanga
Governador Lindenberg
Guaçuí
Ibatiba
Ibitirama
Irupi
Itaguaçu
Itapemirim
Itarana
Iúna
Jaguaré
Jerônimo Monteiro
Laranja da Terra
Linhares
Mantenópolis
Marilândia
Mimoso do Sul
Montanha
Mucurici
Muniz Freire
Muqui
Nova Venécia
Pancas
Pedro Canário
Pinheiros
Ponto Belo
Presidente Kennedy
Rio Bananal
São Domingos do Norte
São Gabriel da Palha
São José do Calçado
São Mateus
São Roque do Canaã
Sooretama
Vargem Alta
Venda Nova do Imigrante
Vila Pavão
Vila Valério
Segundo a Defesa Civil do Espírito Santo, a previsão do tempo para esta sexta-feira (10) indica a continuidade das chuvas no Espírito Santo, com maior intensidade no extremo norte do estado. Segundo meteorologistas, há 60% de chance de acumulados entre 50 e 70 mm na região, enquanto pontos isolados podem registrar volumes de até 90 mm.
Na Grande Vitória e no extremo sul, os volumes esperados são menores, variando de 1 a 5 mm, com possibilidade de acumulados isolados de até 15 mm. No litoral sul, a chance de chuva é baixa.
Nas demais áreas do estado, as chuvas devem variar entre 10 e 30 mm, podendo alcançar 50 mm em pontos isolados. O risco de vendavais acompanhando as precipitações, principalmente nas regiões norte e central, também está previsto.
A Defesa Civil mantém o alerta para cuidados em áreas de maior risco e recomenda atenção aos avisos meteorológicos.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui