fbpx

Dia a dia

Saiba quando a vacina contra dengue vai chegar ao ES

A confirmação da chegada da vacina contra dengue foi feita pela governador do Estado, Renato Casagrande, por meio do Twitter, nesta quarta-feira (20)

Publicado

em

frasco de vacina contra dengue

Vacina contra dengue. Foto: Rogério Vidmantas / Prefeitura de Dourados / Agência Brasil

O Espírito Santo vai receber 58.530 doses da vacina da dengue, enviadas pelo Ministério da Saúde, nesta quinta-feira (22). A confirmação foi feita pela governador do Estado, Renato Casagrande, por meio do Twitter, nesta quarta-feira (20).

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

As doses serão distribuídas para 23 municípios capixabas escolhidos pelo Ministério da Saúde e serão aplicadas em crianças de 10 e 11 anos. Até então, a lista continha apenas 20 municípios:

Vila Velha
Serra
Cariacica
Vitória
Guarapari
Afonso Cláudio
Viana
Laranja da Terra
Fundão
Itaguaçu
Santa Leopoldina
Domingos Martins
Santa Teresa
Venda Nova do Imigrante
Santa Maria de Jetibá
Ibatiba
Brejetuba
Marechal Floriano
Conceição do Castelo
Itarana

A VACINA

De acordo com a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBim), a Qdenga é uma vacina tetravalente que protege, portanto, contra os quatro sorotipos do vírus da dengue – DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4. Feita com vírus vivo atenuado, ela interage com o sistema imunológico no intuito de gerar resposta semelhante àquela produzida pela infecção natural. O imunizante deve ser administrado em esquema de duas doses, com intervalo de três meses entre elas, independentemente de o paciente ter tido ou não dengue previamente.

CONTRAINDICAÇÕES

Conforme especificado na bula, o imunizante é indicado para pessoas de 4 a 60 anos. Como toda vacina de vírus vivo, a Qdenga é contraindicada para gestantes e mulheres que estão amamentando, além de pessoas com imunodeficiências primárias ou adquiridas e indivíduos que tiveram reação de hipersensibilidade à dose anterior. Mulheres em idade fértil e que pretendem engravidar devem ser orientadas a usar métodos contraceptivos por um período de 30 dias após a vacinação.

EFICÁCIA

Ainda de acordo com a SBim, a vacina demonstrou ser eficaz contra o DENV-1 em 69,8% dos casos; contra o DENV-2 em 95,1%; e contra o DENV-3 em 48,9%. Já a eficácia contra o DENV-4 não pôde ser avaliada à época devido ao número insuficiente de casos de dengue causados por esse sorotipo durante o estudo. Também houve eficácia contra hospitalizações por dengue confirmada laboratorialmente, com proteção geral de 84,1%, com estimativas semelhantes entre soropositivos (85,9%) e soronegativos (79,3%).

DEMAIS ARBOVIROSES

A SBim destaca que a Qdenga é exclusiva para a proteção contra a dengue e não protege contra outros tipos de arboviroses, como zika, chikungunya e febre amarela. Vale lembrar que, para a febre amarela, no Brasil, estão disponíveis duas vacinas: uma produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), utilizada pela rede pública, e outra produzida pela Sanofi Pasteur, utilizada pelos serviços privados de imunização e, eventualmente, pela rede pública. As duas têm perfis de segurança e eficácia semelhantes, estimados em mais de 95% para maiores de 2 anos.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui