fbpx

Dia a dia

Saiba como será e funcionará a primeira UPA de Vitória

A nova UPA, que contará com R$ 24 milhões de investimento, oferecerá atendimento 24h e infraestrutura moderna para emergências

Publicado

em

UPA de Vitória

A primeira UPA de Vitória será construída no Forte São João. Foto: Divulgação (prefeitura)

Vitória ganhará sua primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que promete ser uma das mais modernas do Espírito Santo. Com um investimento de R$ 24 milhões, a obra tem prazo de 18 meses para ser concluída, a partir da assinatura da ordem de serviço.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

A nova UPA será construída na Avenida Vitória, na esquina com a Rua Desembargador José Vicente, no bairro Forte São João. A unidade atenderá casos de complexidade intermediária e será integrada à Rede de Urgência e Emergência, funcionando em articulação com a Atenção Básica, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e hospitais de referência.

Projetada para ser um equipamento de saúde de nível 3 — o mais alto e complexo para UPAs —, a unidade contará com dois pavimentos. A estrutura será acessível, com rampas e elevadores para macas, e incluirá áreas específicas para pediatria e atendimento adulto.

Ao todo, a UPA contará com 10 consultórios e 35 leitos para observação e isolamento, garantindo espaço adequado para os pacientes. A pediatria terá consultórios exclusivos, área para inalação, medicação, sala de espera e leitos. O setor adulto contará com estruturas semelhantes, incluindo salas para procedimentos e observação.

Além disso, a UPA contará com uma sala de vacina, espaço para curativos, áreas destinadas a pequenas cirurgias e atendimentos odontológicos. Também estão previstas instalações modernas para exames de raio-x, com antessalas adequadas, além de uma sala de eletrocardiograma.

Com funcionamento 24 horas, a UPA terá uma equipe multiprofissional composta por médicos clínicos, pediatras, cirurgiões, dentistas, enfermeiros, farmacêuticos e técnicos de diversas áreas. Outras especialidades, como cardiologia e ortopedia, poderão ser integradas conforme a demanda.

“Essa UPA representa um avanço significativo para a saúde pública de Vitória. Nosso objetivo é garantir um atendimento rápido, eficaz e acolhedor, especialmente nos momentos mais críticos para os pacientes”, afirmou o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui