Dia a dia
Rua da Lama deve ser inaugurada neste mês. Veja como estão obras
A obra está em fase final de acabamento, passando por testes do novo sistema de drenagem, iluminação e câmeras de segurança

Rua da Lama, em Jardim da Penha, Vitória. Foto: Danielli Saquetto
Os pedestres que transitam pela Rua da Lama, em Jardim da Penha, Vitória, já podem observar a mudança completa da via que passa por reurbanização. Com 90% das obras concluídas, a avenida Anízio Fernandes Coelho será entregue em setembro – ainda sem data definida -, mês do aniversário da capital, dois meses antes do prazo.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A Prefeitura de Vitória disse que a obra está em fase final de acabamento, passando por testes do novo sistema de drenagem, iluminação e câmeras de segurança.
A proposta de reurbanização da Rua da Lama é transformar a região em um polo gastronômico e um espaço convivência, voltado ao pedestre. Ainda não foi definido pela prefeitura os horários em que os veículos vão poder circular pela via.
Com a finalização das obras, fica proibido o estacionamento em um trecho do polo na Avenida Anísio Fernandes Coelho, que vai da rua Tupinambás até o entroncamento com a Avenida Alziro Zarur. Também não será permitido estacionar na Rua Carijós.
INVESTIMENTO
O valor investido nessa obra foi de R$ 4,5 milhões. Segundo a Prefeitura de Vitória, as intervenções na Rua da Lama estão transformando a via em local de trânsito calmo, valorizando-a como local de entretenimento e convívio social.
O projeto engloba redução da velocidade dos carros e nivelamento entre via carroçável e calçadas. Foi feita a ampliação do canteiro central para criar áreas de convívio e disponibilizar espaço para feirinhas e atividades culturais. Foram implantados novo mobiliário urbano, com bancos e pergolados. A Rua da Lama também ganhou novo paisagismo, com plantio de novas árvores.
O calçadão para pedestres tem 3,8 metros, nos dois lados da via, revestidos com granito natural. As vias carroçáveis terão, em cada sentido, 3,5 metros de largura, revestidas com piso intertravado. Há, ainda, balizadores fixados para delimitar o fluxo de pedestres e veículos. A nova rua da Lama tem nova iluminação, fiação subterrânea e implantação de câmeras de videomonitoramento e implantação de paraciclos.
