Dia a dia
Rua da Curva da Jurema terá mão dupla após intervenção
Mudança faz parte do Plano de Mobilidade Leste, que visa melhorar o tráfego e acesso à Ilha do Boi, com obras de ampliação e melhorias viárias
![Avenida José Miranda Machado, na Curva da Jurema, passará a ser mão dupla, como parte das intervenções do Plano de Mobilidade Leste para melhorar o tráfego e o acesso à Ilha do Boi](https://es360.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Avenida-Jose-Miranda-Machado-na-Curva-da-Jurema-passara-a-ser-mao-dupla-como-parte-das-intervencoes-do-Plano-de-Mobilidade-Leste-para-melhorar-o-trafego-e-o-acesso-a-Ilha-do-Boi-1024x482.png)
Avenida José Miranda Machado, na Curva da Jurema, passará a ser mão dupla, como parte das intervenções do Plano de Mobilidade Leste para melhorar o tráfego e o acesso à Ilha do Boi. Foto: Divulgação
Quem segue para a Ilha do Boi ou Curva da Jurema tem enfrentado transtornos com o trânsito, além de se deparar com obras em andamento. Essas intervenções fazem parte do Plano de Mobilidade Leste, da Prefeitura de Vitória, que visa melhorar a infraestrutura viária e a fluidez do tráfego na região.
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Nessa nova etapa da obra, a Avenida José Miranda Machado, na Curva da Jurema, será transformada em mão dupla. O secretário de Obras de Vitória, Gustavo Perin, explicou que a mudança tem o objetivo de melhorar o fluxo de veículos e ampliar as opções de acesso e saída da região. “Essa intervenção vai proporcionar maior fluidez no tráfego e facilitar o deslocamento de motoristas, principalmente nos horários de pico”, afirmou o secretário.
Além disso, será criado um novo acesso à Ilha do Boi, permitindo que veículos vindos da Terceira Ponte cruzem a Avenida Américo Buaiz em direção à Ilha do Boi. A retirada do canteiro central da Avenida Américo Buaiz vai viabilizar a construção de uma rotatória, o que deve reduzir os congestionamentos e melhorar a conectividade com a região.
Recuo de ponto de ônibus
![Baias de recuo estão sendo implantadas nas avenidas Saturnino de Brito, Américo Buaiz e Nossa Senhora dos Navegantes para melhorar a fluidez do trânsito](https://es360.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Foram-criados-recuos-para-as-baias-de-onibus-nas-avenidas-de-Vitoria-1024x554.png)
Baias de recuo estão sendo implantadas nas avenidas Saturnino de Brito, Américo Buaiz e Nossa Senhora dos Navegantes para melhorar a fluidez do trânsito. Foto: Divulgação
Outro ponto importante da obra é a criação de baias de recuo para ônibus nas avenidas Saturnino de Brito, Américo Buaiz e Nossa Senhora dos Navegantes. De acordo com o secretário, essa medida visa evitar que os ônibus parados no ponto interrompam o fluxo de veículos. “Essas baias de recuo são fundamentais para dar mais fluidez ao trânsito e garantir que as paradas de ônibus não causem congestionamentos, especialmente em horários de maior movimento”, destacou Perin.
Fluidez no trânsito
As intervenções fazem parte do Plano de Mobilidade Leste, que iniciou em 3 de junho de 2024, e abrange a realização de 35 intervenções viárias desde a interseção da Avenida Nossa Senhora dos Navegantes até as pontes sobre o Canal de Camburi. O plano inclui pavimentação, sinalização, drenagem e faixas adicionais, com o objetivo de atender as necessidades de mobilidade que as comunidades da região enfrentam há mais de dez anos.
O secretário também destacou que as melhorias previstas no plano são essenciais para a mobilidade urbana de Vitória. “Estamos atendendo a um pedido antigo da população, que precisava dessas melhorias para melhorar a qualidade de vida e o tráfego na região. Além disso, as mudanças trarão mais opções de saída para quem reside e trabalha na área”, afirmou Gustavo Perin.
O prazo para a conclusão das obras é de 360 dias e elas serão realizadas com a participação das associações de moradores dos bairros Ilha do Boi, Ilha do Frade, Enseada do Suá, Praia do Canto, Praia do Suá e Praia de Santa Helena. Com essas melhorias, a Prefeitura de Vitória espera oferecer mais fluidez no tráfego e proporcionar maior segurança e qualidade de vida aos capixabas que circulam pela região.
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