fbpx

Dia a dia

Robô é aposta da Cesan para reduzir interrupção no abastecimento de água

O robô será utilizado para entrar nas tubulações de água e tratamento de esgoto para recompor a estrutura, evitando perdas e vazamentos recorrentes

Publicado

em

Estação de esgoto da Cesan. Foto: Divulgação/Cesan

A Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan-ES) aposta em robôs para fazer o monitoramento e a reconstituição da rede de tubulações de água e saneamento de esgoto da Grande Vitória. O objetivo é reduzir os impactos provocados com a manutenção. A contratação do fornecedor já está em andamento por meio de processo licitatório.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Munir Abud, diretor-presidente da Cesan, explicou que a função do robô é reconstruir a tubulação de dentro para fora. “Não vai haver a necessidade de extrair essa tubulação antiga. Essa empresa já foi utilizada no Brasil, no entanto, de forma tímida. Nós pretendemos aplicar esse método de forma inovadora e voluptuosa”, frisou.

O robô será utilizado para entrar nas tubulações de água e tratamento de esgoto para recompor a estrutura, evitando perdas e vazamentos recorrentes. A tecnologia também identifica e interrompe as ligações clandestinas existentes da redes.

Ainda segundo Munir Abud, para fazer a reconstituição da tubulação, o robô coloca um material resistente, como se fosse material do colete a prova de balas.

“Com esse robô, vamos combater alguns problemas como vazamentos recorrentes e interrupção no abastecimento. Isso por meio de um processo inovador, sem causar transtornos a população. Faz parte do nosso plano de investimento de R$ 150 milhões que serão investidos nos próximos 12 meses”, pontuou o diretor.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui