fbpx

Dia a dia

Confira as dicas para garantir uma vaga no Ifes

Resolver questões dos anos anteriores é umas das principais dicas para quem vai fazer a prova marcada para o próximo dia 1º

Publicado

em

Nos dias que antecedem a prova, o ideal é não estudar novos conteúdos para não gerar ansiedade. Foto: Pixabay

Nos dias que antecedem a prova, o ideal é não estudar novos conteúdos para não gerar ansiedade. Foto: Pixabay

Faltando 13 dias para a prova que vale uma vaga nos cursos técnicos do Ifes (Instituto Federal do Espírito Santo), é hora de revisar os conteúdos e investir na resolução de provas anteriores. O processo seletivo acontece no dia 1º de dezembro.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Para o ano letivo de 2020, a instituição oferece 4.186 vagas nos cursos técnicos, distribuídas nos 22 campi da instituição, em 20 municípios do estado. A maioria das chances é para quem quer cursar o ensino médio integrado ao curso técnico, com 2.876 oportunidades. Há também chance para fazer um curso técnico enquanto faz o ensino médio em outra escola ou já terminou os estudos.

A coordenadora-geral do Unipró, Márcia Fontana Vieira, diz que na reta final dos estudos vale a pena investir na resolução de questões de processos seletivos anteriores para se acostumar com os estilos dos problemas e também para ter mais domínio do tempo. “Agora, ainda dá tempo de sanar algumas dúvidas, mas na véspera da prova é melhor não procurar novos conteúdos, para não gerar ansiedade”, diz.

Neste ano, o curso mais concorrido, com 24,38 candidatos por vaga é o Técnico em Biotecnologia Integrado ao Ensino Médio. Entre os mais procurados também estão o curso de Técnico em Informática para Internet e Técnico em Meio Ambiente. A prova dos integrados tem 50 questões que valem 500 pontos. “É preciso ficar atento ao ponto de corte. No curso de biotecnologia no ano passado, a nota de corte foi de 390 pontos”, disse a coordenadora do Unipró.

E como a prova para o Ifes é o primeiro grande exame que muitos dos alunos vão fazer, é importante manter a tranquilidade. “O ideal é começar a fazer a prova pela matéria com mais facilidade, o que vai levantar a autoestima e a confiança do aluno, amenizando o nervosismo para administrar o tempo de prova”, recomenda.

Mudança na prova

O diretor de Ensino Técnico do Ifes, Sérgio Nery Simões, explicou que uma das novidades deste ano é a mudança na quantidade de questões para ingressar nos cursos técnicos concomitantes e subsequentes. Os primeiros são para quem já faz o ensino médio em outra instituição e o segundo para quem já concluiu o ensino médio. A prova para esses candidatos terá 30 questões, sendo 15 de Língua Portuguesa e 15 de Matemática.

Os alunos que estão concluindo o ensino fundamental e tentam vaga no técnico integrado ao ensino médio fazem prova de 50 questões, sendo 15 de Português, 15 de Matemática, 10 de Ciências da Natureza e 10 de Ciências Humanas. “Como alguns já concluíram e outros já fazem o ensino médio em outra escola, percebemos que não haveria necessidade de ser uma prova tão grande. Por isso, pensamos numa maneira mais simples para atender esse público”, explica Simões. O resultado sai no dia 11 de dezembro.

Prepare-se para o exame

Os cursos

São 4.186 vagas distribuídas nos 22 campi da instituição em 20 municípios do estado. Serão oferecidas oportunidades em cursos técnicos integrados, concomitantes, subsequentes, além de cursos Proeja. Só na Grande Vitória, são 576 vagas para técnicos integrados ao ensino médio.

Quando será a prova?

1º de dezembro, às 14h. Serão 4 horas de duração.

O que levar?

Documento de identificação com o qual se inscreveu e caneta esferográfica de corpo transparente de tinta azul-escuro ou preta. Caso leve o celular, o aparelho deve estar desligado. Se tocar, o candidato será eliminado.

Número de questões

• 50 questões Para os cursos técnicos integrados ao ensino médio, sendo 15 de Língua Portuguesa, 15 de Matemática, 10 de Ciências da Natureza e 10 de Ciências Humanas (História e Geografia).

• 30 questões Para cursos concomitantes e subsequentes, sendo 15 de Língua Portuguesa e 15 de Matemática.

Cursos técnicos integrados na Grande Vitória

Vitória

• Eletrotécnica – Matutino
• Eletrotécnica – Vespertino
• Estradas – Vespertino
• Mecânica – Matutino
• Edificações – Matutino
• Meio Ambiente – Matutino

Cariacica

• Administração – Integral
• Portos – Integral
• Manutenção de Sistemas Metroferroviários – Integral

Serra

• Informática para Internet – Integral
• Mecatrônica – Integral

Vila Velha

• Biotecnologia – Matutino
• Química – Matutino

Faça uma boa prova!

• Comece pelas questões mais fáceis. Essa atitude garantirá mais autoestima e tempo para resolver as questões de maior dificuldade;
• Procure o local de prova com antecedência e separe os documentos necessários;
• Fique atento ao gabarito. A recomendação é começar a marcar faltando uma hora para o fim da prova. É importante também fazer um rascunho antes, para não correr o risco de errar;
• Não mude a alimentação nos dias que antecedem o exame;
• Antes da prova, o candidato não deve estudar novos conteúdos, nem focar em aulas de revisão. Use o sábado para relaxar com a família e os amigos.

Dicas de conteúdo

Língua Portuguesa

A prova é voltada mais para interpretação de texto, o que representa cerca de 60% do conteúdo. O restante é gramática. É importante ficar atento às palavras de comando como “somente”, “jamais”, “unicamente” na hora de resolver as questões.

Matemática

É considerada a prova-chave, pois sua nota é o primeiro critério de desempate. É importante ter atenção ao enunciado das questões, porque a maioria se resolve ali mesmo. Os assuntos são variados, sendo cobrados álgebra, geometria, equações e funções.

Ciências

Em Física, metade da prova é sempre cinemática (velocidade, aceleração, funções horárias). A outra metade geralmente é dividida entre dinâmica, temperatura, calor e outros.
Já em Química, é importante dar atenção à distribuição eletrônica, métodos de separação de misturas e a tabela periódica.

Ciências Humanas

Em Geografia, vale ficar atento aos assuntos da atualidade, tanto do Brasil quanto do mundo. Também costuma ser cobrado clima, relevo ou hidrografia do Brasil, geografia econômica, geopolítica e agricultura mundial e população brasileira. Em História, leia mais sobre História do Brasil, principalmente o período Republicano, em especial da “Era Vargas” até o fim do regime militar.