fbpx

Dia a dia

Rapidez em achar novo coração para Faustão chama atenção da internet

Apresentador havia entrado para a fila de transplante na última semana e conseguiu o coração de forma rápida principalmente pela compatibilidade sanguínea

Publicado

em

Faustão tem tipo sanguíneo B+, considerado raro. Foto: Renato Pizzutto/Band

O apresentador Fausto Silva passou por uma cirurgia de transplante de coração neste domingo (27) após um quadro de insuficiência cardíaca grave. Após uma semana na lista por um novo coração, o caso de Faustão chamou atenção pela rapidez de ter aparecido um doador.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Logo após o anúncio do Hospital Albert Einstein de que o apresentador teria passado por uma cirurgia de cerca de 2h30, internautas começaram a falar sobre a possibilidade dele ter “furado” a fila. Em meio a notícia, surgiu até o boato de que Faustão teria comprado um coração por R$ 8 milhões que viria dos Estados Unidos.

Na internet, muitos comentários foram feitos sobre o possível beneficiamento do apresentador por ser famoso. Comentários como “Ser rico deve ser muito bom”, “Não eram nove meses de espera? Por que foi tão rápido assim?” ou “Nunca duvide do poder de compra de um bilionário” logo chamaram atenção.

> No Espírito Santo, duas pessoas aguardam por transplante de coração

Em resposta a essas mensagens, o filho do apresentador, João Guilherme, republicou uma postagem de um amigo em que estava escrito “1 – Seguimos em oração pela rápida recuperação do nosso querido Fausto após a realização do transplante bem-sucedido. 2 – Informem-se antes de julgar”.

Tentando combater a desinformação, internautas que já passaram por algo parecido resolveram relatar seus casos. “Meu pai fez o transplante todo pelo SUS e ficou uma semana na fila… Sim, as vezes foi coincidência um órgão com a compatibilidade necessária para ele”, escreveu uma das usuárias do Twitter.

“Eu sou transplantado operei em menos de 48h. Estou impressionado com a desinformação do povo. Já decidi que essa será minha militância. Informar as pessoas”, publicou outro.

Rapidez

De acordo com a Central de Transplantes de São Paulo, Faustão era o segundo na fila de espera e, por conta da recusa do paciente que ocupava a primeira posição, ele teve a chance de receber a doação em apenas sete dias. Não houve divulgação do motivo da recusa do primeiro paciente.

“A seleção gerada para a oferta do coração deste receptor, através do sistema informatizado de gerenciamento do sistema estadual de transplantes, trouxe 12 pacientes que atendiam aos requisitos. Destes, quatro estavam priorizados, sendo que o paciente ocupava a segunda posição nesta seleção”, disse a Central.

> VÍDEO | Notaer “voa contra o tempo” para fazer transporte de órgãos

Após diversos questionamentos, o Ministério da Saúde chegou a emitir uma nota dizendo que, por estar em um estado muito grave, ele pode ter a prioridade neste momento. “Ele recebeu um coração após constatada a compatibilidade necessária para o procedimento, assim como os outros sete transplantados”, dizia a nota.

“Quando os critérios técnicos são semelhantes, a ordem cronológica de cadastro, ou seja, a ordem de chegada, funciona como critério de desempate. Pacientes em estado crítico são atendidos com prioridade, em razão de sua condição clínica. Os pacientes, por meio do SUS, recebem assistência integral, equânime, universal e gratuita, incluindo exames preparatórios, cirurgia, acompanhamento e medicamentos pós-transplante”, destacou o Ministério.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui