Dia a dia
Raio-x vai flagrar drogas no corpo de visitantes em presídios do ES
O raio-x de última geração vai identificar também armas dentro de bolsas e roupas do visitante

Os novos equipamentos vão reforçar a segurança nos presídios do Espírito Santo. Foto: Divulgação (Sejus)
As unidades prisionais do Espírito Santo terão reforço na segurança com a aquisição de equipamentos de última geração que vão permitir a identificação de drogas e outros tipos de materiais até mesmo dentro do corpo da pessoa. A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado de Justiça (Sejus).
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O bodyscan de radiação ionizante possibilita identificar o que a pessoa carrega dentro do corpo, nas roupas ou em objetos pessoais, detectando drogas, armas e outros itens ilícitos em qualquer ambiente protegido. Já o raio-x aplica tecnologia semelhante para inspecionar bolsas, malas, pacotes e demais volumes que entram nas unidades prisionais.
Segundo o coordenador-geral da UGP do Moderniza-ES, Vinícius Teixeira, “nos próximos quatro meses, de forma gradual, faremos a aquisição de 15 equipamentos de cada tipo para as unidades que hoje não dispõem desses aparelhos de segurança. O sistema penitenciário ficará integralmente protegido”.
Os dispositivos são de última geração e contarão com integração em rede, instalação completa, treinamento para operação, além de garantia e assistência técnica por 60 meses.
A medida também cumpre a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que em abril de 2025, por meio do Recurso Extraordinário com Agravo (ARE) 959620, proibiu revistas íntimas vexatórias em visitantes de presídios. No Espírito Santo, esse tipo de procedimento já não é realizado há mais de dez anos.
O secretário de Estado da Justiça, Rafael Pacheco, ressaltou a importância da iniciativa: “Esses investimentos não apenas reforçam a segurança, permitindo inspeções mais eficazes e humanas nas unidades prisionais, mas também demonstram o nosso compromisso com a modernização e a eficiência na gestão penitenciária”.
O investimento contempla ainda a ampliação e modernização dos serviços da Sejus, abrangendo projetos de ressocialização, tecnologia, infraestrutura e sustentabilidade ambiental e faz parte do Programa de Ampliação e Modernização do Sistema Prisional (Moderniza-ES), da Secretaria da Justiça (Sejus), financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)
