fbpx

Dia a dia

Rachaduras em prédio assustam e causam medo na Praia da Costa

A fachada e a varanda de muitos apartamentos estão sem reboco e com as ferragens à mostra

Publicado

em

prédio praia da costa

O prédio na Praia da Costa está com reboco danificado, infiltrações e rachaduras. Foto: Josué de Oliveira

Localizado na Praia da Costa, área nobre de Vila Velha, o edifício 7 de Setembro tem chamado a atenção e assustado pedestres que circulam pelo local e de moradores que vivem na região. Há vários pontos comprometidos na fachada, varandas sem reboco e ferragens expostas. 

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

A parte localizada nos fundos é a mais danificada pela ação do tempo. Nas sacadas dos apartamentos, há vergalhões à mostra e diversas rachaduras, o que causa ainda mais medo e insegurança. 

Na parte da frente, localizada na rua Desembargador Augusto Botelho, uma das vias mais valorizadas da Praia da Costa, é possível ver que parte do reboco do teto de um dos apartamentos já cedeu e há também sinais de infiltrações. 

Na cobertura do prédio há um imóvel à venda que também está com o teto danificado. O cenário é de um edifício aparentemente abandonado, no entanto, o fluxo de moradores entrando e saindo é grande, como em qualquer outro conjunto residencial. 

prédio praia da costa

Com reboco do teto danificado, apartamento na cobertura foi colocado à venda. Foto: Josué de Oliveira

O medo e a sensação de insegurança também convivem com a rotina de quem mora no edifício, que paga em média R$ 900 de taxa para a manutenção do prédio. O morador José do Prado Queirós, de 82 anos, contou que já foram feitas diversas reuniões com os condôminos para definir a reforma, mas até agora ela não saiu do papel.

“Dá um medo tremendo. Essa obra tem de ser feita com urgência. Já era para ter começado e temos receio de que aconteça o pior. Só Deus mesmo para nos proteger”, disse Queirós, que há quatro anos mora no local. 

A síndica, Mariana Almeida, garantiu que não existe qualquer risco de desabamento e que um laudo feito por um engenheiro contratado pela administração atestou a segurança do imóvel. No entanto, ela não mostrou esse laudo.

Alheia ao risco, uma funcionária foi flagrada fazendo limpeza em um dos apartamentos. Foto: Josué de Oliveira

Ela informou que há 45 anos o prédio não passa por manutenção, mas que já foram feitos diversos orçamentos para que a reforma fosse iniciada. Ela disse ainda que o reboco que caiu de diversos apartamentos não compromete a estrutura. 

“O prédio não corre risco de cair. Isso não vai acontecer nunca. Os moradores não correm risco. As providências estão sendo tratadas de forma séria. Os problemas do condomínio são tratados pelo condomínio. Não é por quem passa na rua. Os proprietários entenderam que não há risco para ninguém”. A síndica não informou, no entanto, quando será o início da reforma.  

prédio praia da costa

Na fachada da varanda de um dos apartamentos da cobertura é possível ver rachaduras e infiltrações. Foto: Josué de Oliveira

Procurada pela reportagem, a prefeitura de Vila Velha informou que, de acordo com a Lei Municipal n° 6.938/2023, compete à Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil fiscalizar, notificar, multar e interditar as edificações cuja estrutura esteja desabando em via pública, representando risco à integridade física dos pedestres.

“Caso o reboco ou parte da estrutura esteja caindo dentro do terreno do edifício, é responsabilidade do proprietário do imóvel garantir a manutenção, estabilidade, segurança e salubridade da edificação. As denúncias podem ser registradas pela ouvidoria da Prefeitura de Vila Velha através do contato 162”.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui