fbpx

Dia a dia

Quer filmar os parques do ES com drone? Saiba como

Autorização prévia do Iema é obrigatória para uso de drones em parques estaduais do ES, com regras para proteger o meio ambiente

Publicado

em

parques estaduais, uso de drone

Uso de drone requer autorização. Foto: Divulgação/Gov-ES

Se você quer registrar as belas paisagens dos parques estaduais do Espírito Santo por meio de um drone, é melhor ficar atento. As imagens aéreas estão liberadas, mas só com autorização prévia do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). Isso mesmo! As novas regras, estabelecidas pela Instrução Normativa nº 001-N, de 2024, garantem que os belos cenários capixabas sejam registrados de forma responsável, sem prejudicar a fauna, flora e o ambiente desses locais que são verdadeiros patrimônios naturais.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

De acordo com a Instrução Normativa nº 001-N, de 2024, quem quiser utilizar drones nos parques estaduais deve preencher um formulário disponível no site do Iema e acompanhar todo o processo pelo sistema E-Docs do Governo do Estado. Cada solicitação será analisada de forma individual, com foco em garantir que as operações respeitem as normas das UCs.

Onde podem ser usados

Os drones são bem-vindos em várias Unidades de Proteção Integral do Iema, incluindo os famosos parques Cachoeira da Fumaça, Forno Grande, Itaúnas, Mata das Flores, Paulo César Vinha, Pedra Azul, e a Reserva Biológica Duas Bocas. Porém, fique atento: o uso recreativo de drones nestes locais é totalmente proibido. O que é permitido, por outro lado, são voos para fins acadêmicos, jornalísticos, publicitários ou durante eventos autorizados. Então, se a sua ideia é fazer um passeio aéreo por diversão, vai precisar procurar outro destino.

Normas durante a operação

Durante o voo, os pilotos devem portar todos os documentos exigidos na autorização. Além disso, as operações precisam estar em conformidade com as normas das UCs, bem como com as regulamentações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea). E se o voo precisar ser cancelado ou reagendado, o solicitante será informado pelos canais indicados, com a possibilidade de realizar as alterações no próprio sistema E-Docs.

Ou seja, se você tem planos de registrar as belezas do Espírito Santo do alto, não se esqueça de fazer a lição de casa e seguir todos os passos para garantir que seu drone não caia nas graças dos capixabas de maneira inesperada.

Veja também


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui