Dia a dia
Quem é a cineasta capixaba detida pela imigração nos EUA
Bárbara Marques foi presa em Los Angeles durante reunião para obter o green card; família denuncia más condições em centro de detenção

Cineasta capixaba Bárbara Marques. Foto: Reprodução
A cineasta capixaba Bárbara Marques, natural do Espírito Santo, foi detida pelo Serviço de Imigração e Controle de Alfândega dos Estados Unidos (ICE) no último dia 16 de setembro. O caso ocorreu em Los Angeles, durante uma reunião que fazia parte do processo de obtenção do green card.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Bárbara é casada com o norte-americano Tucker May e vive há anos no país. Segundo ele, a prisão aconteceu de forma inesperada, ao final do encontro, quando um agente a separou do advogado com a desculpa de uma copiadora quebrada.
O marido afirma que a detenção estaria relacionada a uma audiência de imigração de 2019, da qual Bárbara nunca teria recebido notificação oficial.
Denúncia de maus-tratos
Desde então, Bárbara permanece em um centro de detenção em Los Angeles. Tucker denuncia que ela enfrenta condições degradantes, com restrição de alimentos e falta de medicamentos para tratar um problema crônico na coluna.
“Ela e outras pessoas estão passando mais de 12 horas sem comida. Também negaram equipamentos médicos e até ibuprofeno para a dor”, relatou.
Mobilização por apoio
Amigos, familiares e colegas de profissão se mobilizam para impedir a deportação. Tucker tem pedido ajuda de autoridades norte-americanas como a deputada Judy Chu, os senadores Alex Padilla e Adam Schiff e o governador da Califórnia, Gavin Newsom.
“Temo pela vida dela. Precisamos chamar atenção para as falhas graves nesse processo e evitar uma deportação injusta”, disse.
Situação indefinida
Até esta segunda-feira (29), o ICE não havia se manifestado oficialmente sobre o caso nem informado se há audiência prevista para reavaliar a situação da capixaba.
LEIA TAMBÉM:
