fbpx

Dia a dia

Que calorão! Saiba onde o banho de mar está liberado na GV

Em Vila Velha, a maior parte do litoral está liberada e 10 pontos podem ser aproveitados por turistas e moradores, entre eles a Praia da Costa e Itaparica

Publicado

em

Dia de sol com a Praia da Costa lotada

Que calorão! Saiba onde o banho de mar está liberado na GV. Foto: Patrícia Battestin

A previsão do tempo é animadora para quem pretende curtir o fim de semana no litoral do Espírito Santo.  Segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o sábado (07) e o domingo (08) devem ser de sol, poucas nuvens e muito calor.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Mas antes de cair no mar, é importante saber que nem todas as praias da Grande Vitória estão liberadas para banho. Em Vitória, por exemplo, há quatro pontos interditados. São eles:  Praia de Camburi na altura do bairro Jardim da Penha e a 50 metros após o primeiro píer; Canal da Passagem; Jesus de Nazareth e Praia de Santo Antônio.

Outros cinco trechos estão impróprios para banho na Capital. Entre eles Praia do Suá, ao lado da Capitania dos Portos, e a Praia do Meio, na Enseada. O mergulho também não é aconselhado na Praia da Direita (na Ilha do Boi), na Ilha do Frade e na Praia de Camburi na altura do bairro Jardim da Penha e a 150 metros antes d primeiro píer. Neste link você confere as praias liberadas.

Em Vila Velha, a maior parte do litoral está liberada e 10 pontos podem ser aproveitados por turistas e moradores. A exceção é a Praia dos Recifes, Praia do Bananal, Praia da Barrinha, Prainha e Praia do Ribeiro.

Na Serra, dos 26 pontos analisados, 18 estão adequados para banho. Os que não foram indicados são: Rio Reis Magos, Nova Almeida I, Nova Almeida I I, Jacaraípe II – Barrote, Foz do Irema, Jacaraípe IV, Córrego Maringá, Rio Guaxindiba e Lagoa Carapebus

Balneabilidade

A balneabilidade é um termo que se refere à qualidade das águas destinadas à recreação de contato primário, ou seja, atividades em que há uma maior chance de ingestão de água, como natação, mergulho e surf. A avaliação da balneabilidade de uma praia ou curso d’água considera principalmente a presença de coliformes fecais ou outros indicadores microbiológicos de poluição, que podem indicar riscos à saúde dos banhistas.

A qualidade da água é classificada de acordo com padrões estabelecidos por órgãos ambientais e de saúde pública, que realizam testes periódicos para determinar se a água está própria ou imprópria para o banho. As águas classificadas como próprias atendem aos critérios mínimos de qualidade, significando que são consideradas seguras para o contato direto com os seres humanos.

Para os banhistas, é importante considerar as seguintes recomendações para garantir uma experiência segura e saudável ao frequentar praias ou rios:

  • Verifique a balneabilidade: Antes de entrar na água, verifique as informações atualizadas sobre a balneabilidade do local, que geralmente são disponibilizadas por órgãos ambientais ou de saúde locais, em placas informativas na praia ou online.
  • Observe sinais de poluição: evite águas que apresentem sinais visíveis de poluição, como lixo flutuante, manchas de óleo ou espuma estranha, além de cheiro desagradável.
  • Evite águas paradas: águas paraevite banhar-se em praias ou rios logo após chuvas fortes, pois o escoamento pode arrastar poluentes para a água.
  • Use proteção para os pés: em locais rochosos ou com corais, use sapatos de água para proteger seus pés de cortes e infecções.
  • Higiene pessoal: tome um banho de água doce após sair do mar ou do rio para remover sal, areia e possíveis contaminantes.
  • Respeite as sinalizações: respeite as sinalizações e orientações dos órgãos de saúde e segurança locais, pois eles fornecem informações cruciais para a proteção dos banhistas.

Seguindo essas recomendações, os banhistas podem minimizar os riscos à saúde e contribuir para a conservação da qualidade da água e do meio ambiente.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui