Dia a dia
Quando os novos radares em Vila Velha começam a multar?
A prefeitura de Vila Velha começou a instalar radares em duas avenidas do município

Os novos radares estão sendo instalados em diversas avenidas de Vila Velha. Foto: Reprodução (Google)
Desde a semana passada, a prefeitura de Vila Velha iniciou a instalação de novos radares de velocidade em diversas avenidas da cidade, incluindo a Avenida Luciano das Neves e a orla de Itaparica, vias com grande fluxo de veículos.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Outro ponto que já recebeu o equipamento está no cruzamento da Avenida Francelina Setúbal com a Avenida Carioca, no sentido Vitória–Vila Velha, na descida da Terceira Ponte. Poucos metros à frente, outro radar foi instalado próximo ao Posto Ipiranga e ao Terminal de Vila Velha.
Mas, afinal, quando esses equipamentos começarão a funcionar e a registrar infrações como excesso de velocidade? De acordo com a Prefeitura de Vila Velha, ainda não há uma data definida.
Em resposta à reportagem do Portal ES360, a administração municipal informou que o processo ainda está em fase de instalação e o prazo contratual é de até 45 dias para a conclusão do serviço, sob responsabilidade da empresa contratada. O investimento total é de R$ 1,6 milhão.
Os radares alugados poderão registrar infrações como excesso de velocidade, parada sobre a faixa de pedestres e avanço de sinal.
A prefeitura não informou os locais que serão instalados os equipamentos. Mas, além da orla de Itaparica e da Avenida Luciano das Neves, outras vias da cidade, como Carlos Lindenberg, Jerônimo Monteiro, Antônio Gil Veloso e Hugo Musso, também podem receber os equipamentos. Segundo estudo apresentado pela prefeitura, essas avenidas lideram o número de acidentes registrados no município.
“É importante frisar que, antes de entrarem em operação, a prefeitura realizará um trabalho informativo junto à população para esclarecer o funcionamento do sistema, garantindo um período de adaptação”, informou o município em nota.
Trecho sem fiscalização eletrônica
Apesar da existência de placas sinalizando o limite de velocidade, um trecho da Rodovia do Sol em Vila Velha está sem fiscalização eletrônica desde o início do ano, conforme já mostrado pelo portal ES360. Antes, o monitoramento era feito por câmeras e radares instalados nos semáforos dos cruzamentos ao longo da pista.
Esse trecho, localizado entre o Hospital Santa Mônica e o Shopping Boulevard — que abrange os bairros Praia da Itaparica e Jockey de Itaparica — passou a ser administrado pela prefeitura após um acordo de municipalização com o Governo do Espírito Santo.
