fbpx

Dia a dia

Procon faz alerta sobre novo golpe utilizando nome do órgão

Golpistas enviam e-mails, fornecendo um link para supostos detalhes de uma suposta notificação

Publicado

em

Sede do Procon-ES

Sede do Procon-ES. Foto: Divulgação

Se você receber um e-mail do Procon, fique em atento! O Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES) emitiu alerta sobre uma nova modalidade de golpe cibernético que está ocorrendo. Criminosos estão enviando e-mails fraudulentos em nome do órgão, principalmente para fornecedores.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

O comunicado diz que estes e-mails notificam falsamente o recebimento de uma reclamação contra a empresa do destinatário, fornecendo um link para supostos detalhes da notificação.

A diretora-presidente do Procon-ES, Letícia Coelho Nogueira, esclarece que esses e-mails são golpes. Ela reiterou que o instituto nunca envia notificações via e-mail, mas sim por meio da plataforma oficial ProConsumidor, via Correios ou através de agentes de fiscalização devidamente identificados.

“Este é um golpe muito sofisticado, onde criminosos se fazem passar por uma instituição oficial para roubar dados pessoais”, disse Nogueira. “Já comunicamos o ocorrido aos órgãos competentes e queremos alertar que o ‘golpe do falso Procon’ também está acontecendo em outros estados.”

Para esclarecer quaisquer dúvidas ou para obter mais informações, os cidadãos podem entrar em contato com o Procon-ES através do WhatsApp no número (27) 3323-6237 ou pelo telefone 151. Lembrem-se, a sua segurança é prioridade. Fiquem alertas e não cliquem em links suspeitos em e-mails não solicitados.