Dia a dia
Presidente do Peru anuncia dissolução do Congresso
A decisão aconteceu horas antes dele sofrer uma tentativa de impeachment

Pedro Castillo anunciou a dissolução do Congresso. Foto: Reprodução
O presidente do Peru, Pedro Castillo, pegou a população daquele país de surpresa ao anunciar que vai dissolver o Congresso Nacional e instituir um “governo de emergência excepcional” a fim de convocar novas eleições.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Castillo disse que vai governar por meio de decretos-leis. Ele também indicou que um toque de recolher será imposto. Jornais peruanos chamaram o ato de uma tentativa de golpe de estado.
Em um vídeo publicado nas redes sociais, Castillo, que é esquerda, acusa o Congresso de usar de poderes para impedi-lo de governar.
O anúncio ocorreu horas antes dele enfrentar uma terceira tentativa de impeachment por parlamentares da oposição em 16 meses.
Castillo assumiu o poder em julho do ano passado ao derrotar a candidata de extrema direita Keiko Fujimori, filha do ex-ditador Alberto Fujimori.
Desde então, o presidente peruano foi alvo de investigações parlamentares que tentavam tirá-lo do poder.
Além disso, a decisão de Castilho declara toque de recolher no país das 22 horas até às 4h do dia seguinte a partir desta quarta-feira.
Outra medida obriga os cidadãos com armas ilegais a entregá-las à Polícia Nacional em até 72 horas.
🚨#URGENTE | El presidente Pedro Castillo anunció el CIERRE DEL CONGRESO. Con él se llevará a cabo el toque de queda desde hoy, a partir de las 10 P.M.#LatinaNoticias pic.twitter.com/kYQhL8dhHE
— Latina Noticias (@Latina_Noticias) December 7, 2022
Com informações do UOL.
