Dia a dia
Prefeitura manda Vivo retirar antena de 5G na Pedra Azul
A antena está localizada bem ao lado da Pedra Azul, alterando a paisagem de um dos principais monumentos do Espírito Santo

A antena de telefonia móvel foi instalada ao lado da Pedra Azul. Foto: Reprodução
Após a reportagem publicada no portal ES360, a prefeitura de Domingos Martins vai notificar a operadora Vivo para retirar a antena instalada ao lado da Pedra Azul, um dos monumentos mais famosos do Espírito Santo.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
De acordo com o Executivo, o equipamento realmente causa uma poluição visual e traz grande prejuízo para a beleza natural do cartão postal da cidade.
A antena, que ganhou até uma espécie de folhas semelhantes a de uma palmeira, chamou atenção do fotógrafo Gabriel Lordêllo, que foi quem registrou a cena na última terça-feira (2).
“Só aqui no Espírito Santo uma paisagem linda dessa. Mas acho que é só aqui também que permitem a instalação de uma antena. Tentaram disfarçar com uma palmeira artificial”, lamentou Lordêllo.
A Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano de Domingos Martins explicou que, embora a Vivo já tenha feito os pagamentos dos impostos referentes à instalação do equipamento, a empresa ainda não recebeu o alvará para instalar a antena.
“O equipamento não poderá permanecer onde está e a empresa responsável será notificada a realocar a antena para uma localidade adequada seguindo as orientações do IEMA”, disse a prefeitura em nota.
Após a reportagem, técnicos do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) estiveram no local e identificaram que o objeto é mesmo uma antena utilizada para transmitir sinal de telefonia móvel.
O que diz a prefeitura de Domingos Martins:
O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) informa que o licenciamento da atividade de instalação de torres e estações de telecomunicações é de competência municipal e encontra-se na relação de atividades consideradas dispensadas de licenciamento ambiental.
Esse tipo de atividade não está submetida a anuência ou ciência da Unidade de Conservação do Parque Estadual de Pedra Azul.
O que diz a Vivo:
A Vivo informou que a construção da torre mencionada pela reportagem é realizada por empresa terceira e que ainda não possui nenhum de seus equipamentos de transmissão em funcionamento no local.
