Dia a dia
Prefeitura manda Vivo retirar antena de 5G na Pedra Azul
A antena está localizada bem ao lado da Pedra Azul, alterando a paisagem de um dos principais monumentos do Espírito Santo
Após a reportagem publicada no portal ES360, a prefeitura de Domingos Martins vai notificar a operadora Vivo para retirar a antena instalada ao lado da Pedra Azul, um dos monumentos mais famosos do Espírito Santo.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
De acordo com o Executivo, o equipamento realmente causa uma poluição visual e traz grande prejuízo para a beleza natural do cartão postal da cidade.
A antena, que ganhou até uma espécie de folhas semelhantes a de uma palmeira, chamou atenção do fotógrafo Gabriel Lordêllo, que foi quem registrou a cena na última terça-feira (2).
“Só aqui no Espírito Santo uma paisagem linda dessa. Mas acho que é só aqui também que permitem a instalação de uma antena. Tentaram disfarçar com uma palmeira artificial”, lamentou Lordêllo.
A Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano de Domingos Martins explicou que, embora a Vivo já tenha feito os pagamentos dos impostos referentes à instalação do equipamento, a empresa ainda não recebeu o alvará para instalar a antena.
“O equipamento não poderá permanecer onde está e a empresa responsável será notificada a realocar a antena para uma localidade adequada seguindo as orientações do IEMA”, disse a prefeitura em nota.
Após a reportagem, técnicos do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) estiveram no local e identificaram que o objeto é mesmo uma antena utilizada para transmitir sinal de telefonia móvel.
O que diz a prefeitura de Domingos Martins:
O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) informa que o licenciamento da atividade de instalação de torres e estações de telecomunicações é de competência municipal e encontra-se na relação de atividades consideradas dispensadas de licenciamento ambiental.
Esse tipo de atividade não está submetida a anuência ou ciência da Unidade de Conservação do Parque Estadual de Pedra Azul.
O que diz a Vivo:
A Vivo informou que a construção da torre mencionada pela reportagem é realizada por empresa terceira e que ainda não possui nenhum de seus equipamentos de transmissão em funcionamento no local.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui