fbpx

Dia a dia

Por que quase mil carros têm placas pretas no ES?

Para conseguir as placas pretas, o motorista precisa apresentar uma série de exigências no Detran-ES

Publicado

em

carro de colecionador

Para ter as placas pretas é necessário cumprir uma série de exigências. Foto: Danielli Saquetto

Em meio aos veículos que circulam diariamente pelas ruas do Espírito Santo, uma pequena parcela deles chama atenção principalmente por aqueles que gostam de reparar as placas de automóveis. De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES), são 995 carros com placas pretas no estado.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Mas o que explica esse diferencial? Ainda de acordo com o Detran-ES, esses veículos com placas pretas são exclusivos para colecionadores que se dedicam a “cuidar” de carros antigos. 

O órgão explica que para emplacar um veículo na espécie “Coleção” no Espírito Santo, o proprietário interessado deverá seguir tanto a legislação federal quanto às normas estaduais, cujos principais requisitos são: o veículo deve ter mais de 30 anos de fabricação. 

Além disso, deve estar em excelente estado de conservação, preservando suas características originais de fábrica, incluindo componentes mecânicos, elétricos, de carroceria e de acabamento. 

O Detran-ES explica também que o veículo deve passar por uma inspeção técnica que ateste seu bom estado de conservação e originalidade em entidades credenciadas, como clubes de automóveis antigos para obter as placas diferenciadas. 

“Para a realização do procedimento no Detran|ES, é necessário apresentar a seguinte documentação: Certificado de Originalidade de Veículo de Coleção (COVC) emitidas por entidades credenciadas junto à Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), Certificado de Registro de Veículo (CRV) e laudo de vistoria emitido por uma entidade credenciada”, explicou. 

É importante ressaltar que veículos antigos com placa preta não estão isentos de cumprir as leis de trânsito, nem de pagar as taxas do Detran.

Ou seja, veículos com placa preta podem circular em ruas, estradas e avenidas normalmente, nos mesmos dias que os veículos com placas convencionais. No entanto, estão sujeitos a multas em caso de infrações de velocidade, rodízio e outras regras do Código de Trânsito. Isso também se aplica à taxa de licenciamento e ao seguro obrigatório.

Mas por que as pessoas buscam essas placas? Há quem aposte que a identificação aumenta a valorização monetária, mas por outro lado só a placa não garante a valorização. A originalidade e o estado de conservação do carro são os fatores que realmente definem seu valor de mercado.

Além disso, há outros benefícios cobiçados pelos proprietários de carros antigos ao obter a placa preta. Entre eles, estão a dispensa de uma das vistorias veiculares e a não obrigatoriedade de certos componentes no carro. A vistoria veicular dispensada refere-se ao controle de emissão de gases poluentes e ruído. Quanto aos componentes, cinto de segurança, encosto de cabeça e airbag frontal para o condutor e o passageiro do banco dianteiro não são obrigatórios nesses veículos.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui