Dia a dia
Por que os dias da semana têm “feira” no nome? Entenda
Tradição veio a partir dos portugueses e virou costume entre a população
Os dias da semana estão cada vez mais corridos e muita gente até se perde e faz aquela pergunta “que dia da semana estamos?” A resposta sempre é simples: segunda-feira, terça-feira, quarta-feira etc. É com essas respostas que é possível perceber uma semelhança em todos os dias da semana que é o uso da palavra feira. Mas, de onde veio isso?
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Até o ano 563, em Portugal, os dias da semana eram nomeados em homenagem a deuses da mitologia romana e grega. Porém, durante um concílio da Igreja Católica, liderado pelo bispo Martinho de Braga, essa prática foi considerada inadequada para cristãos por serem nomeclaturas com menções a deuses pagãos.
A Igreja então propôs novos nomes. A semana da Páscoa era de festividade e, por isso, os dias eram considerados feriados, surgindo a ideia de que era uma semana de descanso. Com isso, a ideia era usar o termo feria, do latim, que significa “dia de descanso”. Essa nomenclatura destacava o caráter sagrado da Semana Santa.
Cada dia ganhou o sufixo feria, indicando sua posição na semana de festividades. Assim, a segunda-feira tornou-se a “segunda feria“, o segundo dia de descanso após a Páscoa. O padrão se repetiu até a sexta-feira.
Já o sábado e o domingo mantiveram nomes diferentes. O sábado vem de shabbat, do hebraico, que significa “dia de descanso”. O domingo, por sua vez, deriva do latim dies dominicus, ou “dia do Senhor”.
Com o tempo, a nomenclatura deixou de ser exclusiva da Semana Santa e passou a ser usada para todos os dias do ano. Isso explica por que apenas na língua portuguesa os dias da semana incluem o termo “feira”.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui