fbpx

Dia a dia

População poderá pedir socorro online à Defesa Civil

A ferramenta foi lançada pela prefeitura da Serra e já está disponível para os moradores

Publicado

em

A nova ferramenta vai permitir moradores da Serra pedir socorro à Defesa Civil de forma online. Foto: Divulgação (Prefeitura)

A nova ferramenta vai permitir moradores da Serra pedir socorro à Defesa Civil de forma online. Foto: Divulgação (Prefeitura)

A Defesa Civil da Serra lançou um novo portal que promete transformar o atendimento em situações de emergência. A plataforma permite que os moradores façam chamados usando dispositivos como celular, computador ou tablet, com o suporte de geolocalização para acelerar o atendimento.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

O sistema foi desenvolvido para facilitar tanto a rotina dos cidadãos quanto o trabalho das equipes técnicas. Com um formulário digital, qualquer morador pode relatar ocorrências como quedas de árvores, alagamentos ou riscos estruturais diretamente à Defesa Civil da Serra — tudo com apenas alguns cliques.

O coordenador da Defesa Civil da Serra, coronel Fábio Maurício, explica que a ferramenta promove mais agilidade e integração nas etapas de atendimento. “O portal é uma ferramenta completa. Ele tem interface com o cidadão, que faz o chamado, com a equipe interna da Defesa Civil da Serra, que monitora e distribui os atendimentos, e com o técnico, que vai até o local resolver o problema”, afirma.

Além de organizar as ocorrências em tempo real, o sistema analisa os dados recebidos. Ele permite identificar, por exemplo, os bairros com maior número de chamados, os tipos de ocorrência mais comuns e se esses eventos ocorrem em áreas de risco já mapeadas pelo município.

Outro destaque é que o portal funciona 24 horas por dia e é capaz de receber um grande volume de chamados simultâneos, sem risco de congestionamento.

A gestão municipal também conta com um acesso completo à ferramenta, podendo acompanhar os chamados em tempo real, mesmo à distância. Isso possibilita decisões mais rápidas em casos de desastres naturais, por exemplo.

Tecnologia para aproximar

O novo portal ainda apresenta um painel com dados atualizados sobre as emergências em andamento, como o número de pessoas desabrigadas ou desalojadas. A plataforma foi desenvolvida pelo Departamento de Geoprocessamento, vinculado à Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Seicit).

O secretário da Seicit, Pedro Trindade, destaca a importância do recurso. “A tecnologia é uma grande aliada na construção de uma cidade mais segura e inteligente. Esse novo portal é um exemplo de como a inovação pode impactar diretamente a vida das pessoas, tornando os serviços públicos mais acessíveis, rápidos e eficientes. A possibilidade de acionar a Defesa Civil com poucos cliques, usando geolocalização, representa um salto de qualidade no atendimento ao cidadão e na gestão das emergências. Estamos orgulhosos de contribuir com uma solução que une tecnologia, gestão pública e cuidado com a população”, ressalta.

Entenda como funciona o portal:

  • O usuário acessa o portal e preenche um formulário informando a situação que requer atenção da Defesa Civil da Serra, como emergências ou outros problemas.

  • O formulário utiliza localização automática, permitindo que o usuário marque no mapa exatamente onde está, como ocorre em aplicativos de geolocalização.

  • Os dados, com a localização georreferenciada, são enviados ao sistema da Defesa Civil da Serra, que registra a ocorrência.

  • A equipe técnica recebe o chamado e um profissional é designado para ir até o local, realizar a vistoria e tomar as providências.

  • Todo o processo é atualizado em tempo real, permitindo que os gestores acompanhem as ocorrências e acessem relatórios e análises imediatamente.