Dia a dia
Poodles, Shih Tzus e Yorkshires são resgatados de maus-tratos no ES
Animais viviam em condições insalubres, em gaiolas superlotadas e porões, com rações vencidas e medicamentos fora da validade

Diversas raças foram encontradas no local, como Shih Tzu, Poodle e Yorkshire. Foto: Divulgação
A Polícia Civil do Espírito Santo resgatou, nesta segunda-feira (31), 80 cães que viviam em situação de maus-tratos em um canil clandestino no bairro Maracanã, em Cariacica. A operação foi conduzida pela Delegacia Especializada de Proteção ao Meio Ambiente (DEPMA), com apoio da Prefeitura de Cariacica, da Guarda Civil Municipal e da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Os animais estavam confinados em gaiolas superlotadas, porões sem ventilação e expostos a altas temperaturas. A equipe policial constatou também a presença de medicamentos vencidos, rações fora do prazo de validade e instrumentos cirúrgicos no local.
Denúncia motivou investigação
A ação começou após uma denúncia sobre maus-tratos no estabelecimento, que se apresentava como empresa de comércio de animais. O delegado Leandro Piquet, adjunto da DEPMA, relatou as condições precárias encontradas. “Fomos acionados para interromper a atividade de um canil clandestino, um local sem condições mínimas para funcionamento. Animais estavam sendo mantidos em gaiolas superlotadas e alguns até em porões. O estabelecimento foi fechado e os animais foram resgatados”, afirmou.
Segundo o delegado, os cães serão encaminhados para atendimento veterinário, castração e chipagem. Depois de recuperados, serão colocados para adoção responsável.
Ambiente insalubre agravava maus-tratos

Cães resgatados estavam confinados em gaiolas sem ventilação no canil clandestino em Cariacica. Foto: Divulgação
Durante a vistoria, os policiais encontraram cães de diferentes raças, como Poodle, Shih Tzu e Yorkshire. Muitos apresentavam sinais de negligência, e vários estavam com a carteira de vacinação vencida desde 2024. A equipe veterinária também encontrou um forte odor de amônia no ambiente, o que indicava falta de higienização e comprometia ainda mais a saúde dos animais.
Antibióticos, vitaminas e anti-inflamatórios vencidos estavam armazenados no local, além de instrumentos que indicam a possibilidade de realização de procedimentos sem supervisão profissional. Todos os produtos foram recolhidos para descarte correto.
Animais eram vendidos por até R$ 500
De acordo com informações prestadas pela responsável pelo canil, os animais eram vendidos por cerca de R$ 500 cada. O local foi imediatamente interditado pela Secretaria de Meio Ambiente de Cariacica. Os cães foram levados para uma associação parceira e estão recebendo cuidados médicos em um hospital veterinário do município.
Responsáveis foram detidos
Os donos do espaço, uma mulher de 82 anos e seu filho de 56, foram levados à 4ª Delegacia Regional de Cariacica. Ambos foram autuados por crimes de maus-tratos contra animais e, em seguida, encaminhados ao Centro de Triagem de Viana (CTV), onde permanecem à disposição da Justiça.

Animais viviam em ambiente insalubre, com ração e medicamentos vencidos. Foto: Divulgação
Leia mais:
