Dia a dia
Ponto turístico de Vila Velha será fechado para reforma a partir de terça
Segundo a prefeitura, entre as intervenções estão a reforma dos casarios, deques, banheiros, loja de artesanato e da sala da memória

Férias: 5 passeios de graça para fazer com as crianças na GV. Foto: Danielli Saquetto
O Farol Santa Luzia, um dos principais pontos turísticos de Vila Velha, será fechado a partir desta terça-feira (19) para reformas. As obras são uma parceria entre a Prefeitura de Vila Velha e a Capitania dos Portos e incluem uma série de melhorias no local.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Segundo a prefeitura, entre as intervenções estão a reforma dos casarios, deques, banheiros, loja de artesanato e da sala da memória. O próprio farol também passará por manutenção, com reparos na cúpula, troca de vidros, ajustes na maquinaria e uma nova pintura.
Conhecido pela vista panorâmica e pela história ligada à navegação, o farol ficará fechado durante o período das obras, com previsão de reabertura na primeira quinzena de dezembro. O espaço, revitalizado, estará pronto para receber turistas e moradores em um ambiente renovado.
Para o secretário de Cultura e Turismo de Vila Velha, Roberto Patrício Junior, a reforma é essencial para preservar a história do farol e melhorar a experiência dos visitantes. “Esse local é um dos cartões-postais mais importantes da cidade. Ele conecta moradores e visitantes à nossa história e cultura, além de movimentar a economia local”, afirmou.
Ponto turístico de Vila Velha
Inaugurado em 1871, o Farol Santa Luzia é um símbolo da navegação no Espírito Santo e no Brasil. Localizado na entrada da Baía de Vitória, o farol tem sido um guia fundamental para embarcações que trafegam pela costa capixaba, garantindo segurança na navegação. Além de sua função histórica, o farol se tornou um patrimônio cultural, atraindo turistas interessados no passado náutico do Estado.
