fbpx

Dia a dia

Polícia Federal faz buscas na casa da deputada Carla Zambelli

A operação realizada nesta quarta-feira (02), também visa o cumprimento de um mandado de prisão contra o hacker conhecido como o hacker da “Vaza Jato”

Publicado

em

Carla Zambelli postou foto com Walter Delgatti.

Carla Zambelli postou foto com Walter Delgatti. Foto: Reprodução/Twitter

A Polícia Federal realiza operações nesta quarta-feira (2) visando a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) e o hacker Walter Delgatti Neto, também conhecido por originar a “Vaza Jato” após infiltrar-se nos telefones de autoridades ligadas à operação Lava Jato.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

De acordo com publicação do Blog da Andréia Sadi, um mandado de prisão foi emitido contra Delgatti, enquanto contra Zambelli foram expedidos mandados de busca e apreensão, incluindo seu apartamento funcional e seu gabinete em Brasília.

A Polícia Federal anunciou oficialmente a existência de cinco mandados de busca e apreensão (três no DF, dois no SP) e um mandado de prisão preventiva.

Na operação, a PF busca mais detalhes sobre a introdução de falsos alvarás de soltura e mandados de prisão no Banco Nacional de Monitoramento de Prisões.

Entre os documentos forjados, destaca-se um mandado de prisão falso contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. O documento chegou a apresentar a expressão “faz o L”, slogan da campanha eleitoral mais recente do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“Os delitos investigados ocorreram entre os dias 4 e 6 de janeiro de 2023, quando supostamente foram inseridos no sistema do CNJ e, possivelmente, de outros tribunais do Brasil, 11 alvarás de soltura de pessoas presas por várias razões e um mandado de prisão falso contra o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes”, relata o comunicado da Polícia Federal.

O ministro da Justiça, Flávio Dino, manifestou-se sobre a operação em uma rede social.

“Continuando as ações de defesa da Constituição e do estado de direito, a Polícia Federal está cumprindo mandados judiciais relacionados a invasões ou tentativas de invasão de sistemas informatizados do Poder Judiciário da União, no cenário de ataques às instituições”, publicou.