fbpx

Dia a dia

PMs do ES farão simulação de ataques em escolas nos EUA

Os militares viajam na próxima segunda-feira para treinamento contra ataques em escolas

Publicado

em

Os militares da Patrulha Escolar vão fazer treinamento dos EUA contra ataques nas escolas. Foto: Divulgação (PMES)

Os militares da Patrulha Escolar vão fazer treinamento dos EUA contra ataques nas escolas. Foto: Divulgação (PMES)

Entre os dias 6 e 17 de outubro, policiais da Companhia Independente de Patrulha Escolar (Cipe), da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), participarão de um curso de capacitação em Los Angeles, nos Estados Unidos. O treinamento será voltado ao atendimento de ocorrências envolvendo ataques em escolas como a que ocorreu em uma escola do município de Aracruz, em 2022. Na ocasião, quatro pessoas foram mortas e 12 feridos. O atirador atualmente está internado e deve deixar a prisão nos próximos dias. 

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

A comitiva será formada por seis militares que integram a equipe de instrução da unidade. Após a formação, o grupo deverá multiplicar o conhecimento adquirido entre os demais integrantes da Cipe, ampliando o alcance da capacitação dentro da corporação.

O curso é oferecido pelo Departamento do Xerife do Condado de Los Angeles, referência mundial em segurança pública e no enfrentamento a situações críticas com agressores ativos. O comandante da Cipe, major Eliandro de Jesus, que também integra a comitiva, disse que esse treinamento é fundamental porque prepara a equipe para oferecer respostas mais rápidas e assertivas, reduzindo danos e aumentando a segurança da comunidade escolar.

“Ao longo do curso, os militares da CIPE irão participar de treinamentos práticos, simulações realísticas e instruções teóricas sobre protocolos e técnicas empregadas no atendimento a esse tipo de ocorrência. O objetivo central da viagem é absorver o máximo de conhecimento técnico e operacional, de modo a aprimorar os procedimentos já existentes na corporação e, consequentemente, reforçar a capacidade de resposta da Polícia Militar diante de cenários de alta complexidade”, disse Eliandro.

Homem é suspeito de ataque em duas escolas de Aracruz. Foto: Reprodução

O atirador das escolas de Aracruz está internado no Iases. Foto: Reprodução

Ainda segundo o major, o aprendizado adquirido será sistematizado e disseminado pelos integrantes da comitiva, que compõem o Grupo de Instrução da CIPE, núcleo responsável por multiplicar as técnicas e doutrinas para os demais policiais capixabas.

“Essa iniciativa representa um importante avanço no processo de modernização, profissionalização e integração internacional da Polícia Militar, reforçando o compromisso da instituição com a proteção da comunidade escolar e a segurança da sociedade capixaba. Ao buscar experiências junto a uma das polícias mais reconhecidas do mundo, a PMES reafirma sua postura proativa e inovadora, alinhada às melhores práticas de segurança pública no cenário global.”

A Companhia Independente de Polícia Escolar foi criada em 2023 e é a unidade operacional da PMES responsável pelo policiamento ostensivo nas escolas e pela difusão de sua doutrina em todo o estado. A iniciativa é considerada um avanço no processo de modernização e integração internacional da Polícia Militar, reforçando o compromisso da instituição com a proteção da comunidade escolar e a segurança da sociedade capixaba.