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Plano de Mobilidade de Vitória pode indicar quarta ponte e até túnel

Secretário justifica nova ligação para atender demanda de tráfego

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Vitória planeja construir túnel na Ilha de Santa Maria

Vitória planeja construir túnel na Ilha de Santa Maria. Foto: Reprodução/Google Street View

A Prefeitura de Vitória está estudando uma série de alternativas para melhorar o trânsito da cidade. Dentro do plano de mobilidade urbana, a prefeitura analisa diversas possibilidades, incluindo a construção de uma nova ligação entre Vitória e Vila Velha, que pode ser uma quarta ponte ou um túnel. A ideia não é nova e já foi proposta pelo governo do estado em 2010, durante a administração de Paulo Hartung. Detalhes sobre o estudo foram fornecidos pelo secretário Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana, Alex Mariano, em entrevista ao Estúdio 360 da TV Capixaba/Band nesta quarta-feira (17).

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Mariano explicou que uma nova ligação é essencial para atender à crescente demanda de tráfego entre Vitória e Vila Velha. “A cidade e a região metropolitana estão crescendo rapidamente, o que é positivo para a economia do estado. Precisamos acompanhar essa demanda da sociedade e pensar no futuro”, afirmou o secretário.

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O secretário mencionou que, conforme previsto anteriormente, a ligação submersa, caso seja executada no futuro, seria feita entre a Ilha de Santa Maria ou Montebelo, em Vitória, até um ponto em Vila Velha. Essa discussão metropolitana está sendo liderada por Vitória através do Plano de Mobilidade, em colaboração com Vila Velha e o governo do estado.

“Precisamos pensar mais à frente e planejar para o futuro”, concluiu Mariano.

A Prefeitura de Vitória espera não apenas melhorar o trânsito na região, mas também fomentar o desenvolvimento urbano e econômico das duas cidades.

A construção do túnel ou da nova ponte depende de estudos que estão sendo realizados dentro do Plano Leste de Mobilidade, que vai além das 21 alterações no trânsito que já estão sendo executadas para melhorar o acesso à Terceira Ponte. O plano é dividido em três etapas e atualmente está na primeira, buscando soluções para melhorar a fluidez no trânsito.

POSICIONAMENTO DA PREFEITURA DE VITÓRIA

A Prefeitura de Vitória informa que está executando o Plano Mobilidade de Vitoria. E, dentro deste, está realizando o Plano de Mobilidade Leste, que contempla novos acessos para Terceira Ponte, Ilha do Boi, Ilha do Frade e Praia do Canto, beneficiando diretamente 24 mil moradores da área e milhares de motoristas que circulam com seus veículos diariamente entre Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica.

Concomitante às obras, em andamento desde o início de junho, equipes elaboram pesquisas de origem destino que poderão apontar o crescimento das demandas nas ligações com a capital, tanto na ida quanto na vinda. Isso não significa que o projeto do túnel será retomado. Em momento algum o secretário afirmou isso. Alex Mariano declarou que a PMV pondera que os estudos que estão sendo realizados poderão apontar um leque de alternativas viárias sobre o que poderá e/ou deverá ser feito, de forma a garantir maior mobilidade urbana e fluidez no trânsito de Vitória. Isso inclui alterações de tráfego, novas sinalizações e até possíveis elevados, por exemplo”.

Na prática, o Plano Mobilidade Leste, com duração de 360 dias e investimento de R$ 41.979.971,04, consta de 21 intervenções viárias desde a interseção da Av. Nossa Senhora dos Navegantes com a Av. Leitão da Silva até as pontes sobre o Canal de Camburi e nas ruas internas dos bairros da região. As melhorias incluem pavimentação, sinalização, drenagem, baias de ônibus e faixas adicionais, atendendo a demandas de mais de dez anos das comunidades. Importante ressaltar que as intervenções são complementares e atuarão de forma conjunta para melhorar a mobilidade na região.

ASSISTA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA

PRIMEIRA PROPOSTA DE TÚNEL?

Em 2010, em entrevista à Gazeta, o secretário de Transportes e Obras Públicas em exercício, Valdir Uliana, explicou que a ideia era construir quatro entradas: uma em Vitória, na Ilha de Santa Maria; e as outras três em Vila Velha, sendo uma em Aribiri, outra na avenida Carlos Lindenberg e a última entre o Canal Bigossi e a Glória. Como na época a previsão era de construção por parceria privada, haveria cobrança de pedágio, como na Terceira Ponte. No entanto, com a vitória de Renato Casagrande nas eleições daquele ano, a proposta não avançou.


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