fbpx

Dia a dia

PF investiga lavagem de dinheiro em Marataízes e afasta prefeito e secretários

Foram cumpridos no município seis mandados de busca e apreensão e três ordens judiciais de afastamento temporário das funções públicas

Publicado

em

PF desarticula quadrilha que fraudava benefícios do INSS na Bahia. Foto: Agência Brasil

PF investiga lavagem de dinheiro na Secretaria de Saúde de Marataízes. Foto: Agência Brasil

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (14) a Operação Salvação, que investiga crimes de corrupção e lavagem de dinheiro envolvendo agentes públicos do município de Marataízes, em contrato da área da saúde custeado com verbas federais.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

A prefeitura de Marataízes foi notificada a afastar o prefeito Tininho Batista (PDT), o secretário Municipal de Saúde, Eraldo Duarte Silva, e o secretário Municipal de Obras e Urbanismo Ricardo Pepes Reis e vai proceder com as determinações judiciais.

A suspeita é de solicitações de propina por agentes públicos do município da Secretaria de Saúde. As investigações apuram indícios de que os servidores cobravam vantagens indevidas a empresário que prestava serviços ao município. Os valores cobrados variavam entre 5% e 10% do contrato, com possíveis manobras de dissimulação da origem ilícita das propinas recebidas.

Foram cumpridos no município seis mandados de busca e apreensão e três ordens judiciais de afastamento temporário das funções públicas, além de sequestro de bens. A operação contou com a participação de 26 policiais federais.

Por nota, a prefeitura de Marataízes informou que o processo corre em segredo e que vai acionar o jurídico para apresentar as versões dos fatos em relação ao prefeito Tininho.