fbpx

DAQUIPRALI

O brasileiro está preferindo viajar para conhecer o Brasil, revela pesquisa

Levantamento da Booking.com mostra que destinos nacionais lideram a preferência dos viajantes em 2025

Publicado

em

Foto: Melhores destinos

Foto: Melhores destinos

Europa ou a América do Norte? Brasil! Isso mesmo, em 2025, o destino preferido dos brasileiros é conhecer o próprio Brasil. Essa tendência foi confirmada por uma pesquisa divulgada pela plataforma Booking.com, que apontou que 58% dos viajantes nacionais afirmaram preferir conhecer o Brasil, do que embarcar para destinos internacionais neste ano.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Destinos como São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Recife são os queridinhos das pesquisa dos brasileiros para viagem.

Foto: MTUR Bruno Lima

Foto: MTUR Bruno Lima

Segundo os dados da YouGovDestinationIndex, o Brasil liderou com folga como o destino mais visitado pelos brasileiros nos 12 meses de 2024. No mesmo ano, o Brasil fechou o ano com um crescimento de 20 milhões no número de bilhetes aéreos emitidos por brasileiros. Segundo o levantamento, 86% dos brasileiros estão animados com a perspectiva de viajar pelo Brasil e um dos principais motivos é a facilidade de organizar a viagem, os custos mais acessíveis e a grande variedade de experiências turísticas que o Brasil oferece.

“O Brasil é um país de dimensões continentais, que possui experiências para todos os gostos, com uma gastronomia fantástica, uma rica cultura e bons destinos. Viajar pelo Brasil é único, e o brasileiro precisa conhecer mais o nosso país. Com certeza, ele vai se surpreender”, diz o ministro do Turismo, Celso Sabino.

Foto: Tarek

Foto: Tarek

Os números reforçam esse movimento de valorização dos destinos internos. No primeiro trimestre deste ano, mais de 23,7 milhões de passageiros embarcaram em voos nacionais, indicando um forte fluxo de viagens dentro do país. Entre os roteiros mais desejados pelos brasileiros, as viagens para o litoral lideram as intenções, seguidas por destinos urbanos e, por fim, roteiros focados no contato com a natureza.

De acordo com dados da YouGov Profiles, as viagens de lazer são marcadas por um desejo de relaxamento, mencionado por 64% das mulheres e 59% dos homens. Explorar pontos turísticos 56% das mulheres e 50% dos homens; jantar fora 52% e 46% respectivamente; fazer compras 51% e 42%. Experiências culturais atraem 32% das mulheres e 27% dos homens, enquanto as atividades ao ar livre têm adesão semelhantes entre os gêneros, 26% e 27%.

A escolha do destino é amplamente influenciado pelo custo-benefício geral 56% mulheres e 55% homens; seguido pelo clima (50% e 49%) e pela beleza natural do local (41% e 36%). Amizades ou laços familiares no destino é correspondem a 25% e 19%. As mulheres com 70% se preocupam mais com a limpeza do que o homem 65% ao escolher um hotel

A pesquisa da Booking.com também revelou que os brasileiros priorizam, segurança, bom clima, custo-benefício, paisagens naturais e gastronomia local. Além da simpatia dos moradores locais, as praias e a oferta de opções de lazer para toda a família também foram citados como fatores relevantes na decisão final dos viajantes.

Fiquei muito feliz ao receber essas informações turísticas. Muito bom saber que o brasileiro está valorizando cada vez mais as belezas do seu país porque o Brasil é lindo demais para não conhecermos!

Geylla Sall

Geila Salomão Santos ou Geylla Sall. Mineira de certidão, capixaba de coração. Publicitária, jornalista e apaixonada por viagens. Sempre que posso fujo de casa e vou daquiprali, dalipralá, daquidali... Conheço as 78 cidades do estado onde moro, o Espírito Santo, quero conhecer todos os "27" estados brasileiros e o máximo de países que eu puder. Meu sonho de consumo sempre foi ter rodar o mundo num motorhome. Como diz Amyr Klink "um dia é preciso parar de sonhar e, de algum modo, partir".

Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.