Dia a dia
Personal trainer vai correr 108 km em rota espiritual no ES
Alê Junqueira encara o Caminhos da Sabedoria para chamar atenção sobre a saúde física e mental das mulheres

Alê Junqueira durante preparação para o desafio de 108 km no Caminhos da Sabedoria, em Ibiraçu, com foco na saúde das mulheres. Foto: Divulgação
A personal trainer e empresária Alê Junqueira vai encarar mais um desafio de resistência neste sábado (5): correr os 108 quilômetros do Caminhos da Sabedoria, em Ibiraçu, Norte do Espírito Santo. O trajeto de peregrinação, conhecido por unir referências do cristianismo e do budismo, será percorrido em cerca de 22 horas.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Com o desafio, Alê busca alertar sobre a importância do autocuidado entre as mulheres, principalmente no contexto atual de avanço da obesidade e do sedentarismo.
Rota entre fé, esforço físico e saúde mental
O circuito Caminhos da Sabedoria começa na Igreja Matriz de Ibiraçu e termina no Santuário Nossa Senhora da Saúde, passando por 23 pontos de referência, entre capelas, igrejas e o Mosteiro Zen Morro da Vargem, onde está a estátua do Grande Buda.
“Como educadora física, me sinto no dever de provocar as pessoas, especialmente as mulheres, a cuidarem da saúde. A gente está sempre cuidando de tudo e de todos, e se deixa por último. Isso precisa mudar”, diz a corredora, que será acompanhada por uma equipe de suporte com hidratação, alimentação e apoio médico.
Alerta sobre obesidade e sedentarismo
O desafio acontece em meio a dados preocupantes sobre a saúde da população. Segundo o Atlas Mundial da Obesidade 2025, 68% dos brasileiros estão com excesso de peso — 31% com obesidade e 37% com sobrepeso.
Para Alê, o nome da rota reflete o propósito da ação. “Cuidar da saúde é, sim, uma prova de sabedoria. Estamos perdendo a guerra contra o sedentarismo, mas eu acredito que podemos mudar essa história.”
Experiência com grandes distâncias
Não é a primeira vez que a personal trainer usa o esporte como forma de mobilização. Em 2024, ela correu 120 km de Vitória a Marataízes em quatro dias. A experiência foi usada como exemplo para suas alunas, muitas das quais enfrentam desafios emocionais e físicos para iniciar a prática regular de atividades físicas.
“Realizar esses desafios extremos é a minha forma de provar que qualquer mulher pode alcançar seus objetivos, desde que haja consistência e preparo”, explica.
Caminhos da Sabedoria e o potencial turístico

Mosteiro Zen Morro da Vargem e o Grande Buda, em Ibiraçu. Foto: Danielli Saquetto
Criado em 1987 pelo monge Daiju Bitti, o Caminhos da Sabedoria também carrega importância histórica e turística para o Espírito Santo. Alê espera que sua ação ajude a divulgar o circuito. “Se eu conseguir dar mais visibilidade a essa rota tão especial, também cumpro um papel importante para o estado”, afirma.
O desafio conta com apoio da Prefeitura de Ibiraçu.
LEIA MAIS:
