fbpx

Dia a dia

Perda súbita de altitude fez avião cair em SP, diz relatório

Cenipa ainda frisou que a conclusão da investigação terá o menor prazo possível, dependendo da complexidade da ocorrência

Publicado

em

Avião saiu de Cascavel (PR) e caiu em Vinhedo (SP). Foto: Reprodução

Avião saiu de Cascavel (PR) e caiu em Vinhedo (SP). Foto: Reprodução

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) divulgou o primeiro relatório sobre a queda do avião que aconteceu em Vinhedo, São Paulo, na última sexta-feira (9). A aeronave contava com 58 passageiros e quatro tripulantes. Todos morreram.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

“No trajeto entre Cascavel, PR, e Guarulhos, SP, a aeronave perdeu altura subitamente e colidiu contra o solo”, diz o histórico do relatório. O Cenipa ainda frisou que a conclusão da investigação terá o menor prazo possível, dependendo da complexidade da ocorrência. O relatório preliminar oficial deve sair em até 30 dias.

Nesta segunda (12), o Cenipa finalizou a ação inicial de investigação e remoção de partes da aeronave. A partir de agora, a VoePass e a seguradora devem assumir o local para fazer recolhimento de objetos pessoais e enviar para as famílias. A previsão de conclusão é entre quarta (14) e quinta-feira (15).

Caixas-pretas

Na noite do último domingo (11), o Centro divulgou que havia conseguido recuperar 100% dos conteúdos das duas caixas-pretas retiradas do avião. A aeronave continha dois equipamentos: um para gravação de áudio e outro para os dados como altitude e velocidade durante o voo. Esses dados são importantes para que os investigadores possam entender os fatores que podem ter contribuído para a queda.

Hipóteses

Assim que aconteceu a queda do avião, algumas hipóteses para justificar a queda surgiram. A primeira é a da formação de gelo nas asas. A suspeita é sustentada pelos boletins meteorológicos do dia. A segunda hipótese é de que o avião ainda tinha alguns danos causados em março, quando houve uma batida do avião na pista. Já a terceira possibilidade segue a ideia de que devido ao problema no ar condicionado, a refrigeração foi prejudicada.

Vítimas

Até a manhã desta segunda (12), 17 corpos foram identificados e oito liberados aos familiares, que são os primeiros a serem comunicados sobre o andamento do trabalho de reconhecimento. Outros nove corpos estão em processo de documentação para a liberação às famílias.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui