fbpx

Dia a dia

Paulo Sérgio de Paula Vargas é o novo reitor da Ufes

A nomeação foi feita pelo presidente Jair Bolsonaro e publicada em edição extra do Diário Oficial da União nesta segunda-feira

Publicado

em

O professor Paulo Sérgio de Paula Vargas é o novo reitor da Ufes (Univerdade Federal do Espírito Santo). A nomeação, feita pelo presidente Jair Bolsonaro, foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União desta segunda-feira (23). Com a escolha, Paulo Sérgio, que atuava como diretor do Centro de Artes, passa a substituir Reinaldo Centoducatte na reitoria da instituição pelos próximos quatro anos.

O mandato de Centoducatte acabou no domingo (22). Na segunda, antes da nomeação de Paulo Sérgio, a Ufes informou que instituição seria conduzida pela vice-reitora, Ethel Leonor Maciel. Seu mandato, no entanto, se encerra nesta terça (24). Com isso, a partir de quarta-feira (25), passaria a ocupar o cargo mais alto da Universidade o decano do Conselho Universitário, o professor Geraldo Rossini. A nomeação do novo reitor, no entanto, exclui essa medida e dessa forma, o professor Paulo Sérgio já está na função de reitor da universidade.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

A lista tríplice enviada  ao MEC (Ministério da Educação) para posterior escolha pelo presidente era encabeçada pela vice-reitora Ethel Leonor Maciel, que teve 26 votos na eleição realizada pela comunidade universitária em novembro do ano passsado. Na sequência, os professores Paulo Sérgio de Paula Vargas e Rogério Naques Faleiros foram os mais votados, recebendo 16 votos cada um. Assim, a lista tríplice a ser encaminhada ao Ministério da Educação é composta pelos professores Ethel Maciel, em primeiro lugar; Paulo Vargas, em segundo (o critério de desempate foi o maior tempo de serviço na instituição); e Rogério Faleiros.

> Com 26 votos, Ethel encabeça lista tríplice para reitoria da Ufes

Escolhido por Bolsonaro, Paulo Sérgio de Paula Vargas é arquiteto, doutor em Comunicação e Semiótica e atuava, além do cargo de diretor do Centro de Artes, como professor do curso de Arquitetura e Urbanismo.

Procurada para comentar a nomeação a Ufes informou que após contato com o MEC, a instituição foi informada que a posse se dará à distância, devido à impossibilidade de deslocamentos. Ainda não há data prevista para a posse. Questionada se a Ufes entraria com algum recurso visto que a nomeação não foi do nome mais votado pela comunidade acadêmica, a universidade informou que “segundo o Decreto nº 1.916/96, o presidente da República tem a prerrogativa de nomear o reitor, a ser escolhido dentre os indicados em listas tríplices elaboradas pelo colegiado máximo da instituição”.

 

Paulo Sergio Vargas é o novo reitor da Ufes. Foto: Divulgação