Dia a dia
Patinetes em Vila Velha: veja o que pode e o que não pode
O mau uso dos patinetes elétricos compartilhados é a principal queixa e um grande desafio para a cidade. Confira as regras para usar o equipamento
Os patinetes elétricos voltaram às ruas de Vila Velha na última sexta-feira (26) e já dividem opiniões. Há aqueles que apreciam a novidade e os que reclamam dos “obstáculos” deixados por usuários nas calçadas. O mau uso do equipamento é a principal queixa e um grande desafio para a gestão municipal.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Não é difícil ver nas ruas da orla de Vila Velha alguns dos veículos no meio das calçadas, longe dos 142 pontos de estacionamento virtual. Esses locais foram pensados para auxiliar na mobilidade urbana. Caso o mau uso seja frequente e se torne uma questão, a Prefeitura de Vila Velha pode repensar a estratégia.
> Vila Velha já tem acidente com patinete. Saiba como evitar
“O patinete está previsto para ligar e desligar somente na estação. No entanto, existe uma ‘folga’ de 20 metros, já que o GPS não tem 100% de precisão. Todos os dias, os patinetes são colocados de forma organizada nas ditas estações, mas eles têm sido largados de qualquer jeito nas calçadas. Se percebermos que isso tem se tornado um obstáculo nas calçadas, podemos repensar na estratégia”, esclareceu a Secretária de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade, Adriana Peixoto Miguel.
Outra regra que deve ser respeitada é que a pessoa deve dirigir sozinha, sem passageiros. Os patinetes são tecnicamente projetados para apenas um passageiro. Conduzir com duas pessoas não é seguro, pois dificulta o controle do equipamento. O condutor também precisa ter mais de 18 anos.
REGRAS DE TRÂNSITO
Também deve-se obedecer às normas de trânsito, assim como as bicicletas. Deve-se transitar na ciclovia ou na via no sentido dela. Não é permitido transitar em calçadas, passeios e praças. “O cumprimento das normas garante não apenas a segurança do usuário, mas também contribui para a fluidez do tráfego urbano, promovendo uma convivência harmoniosa com outros meios de transporte. Por isso, é necessário respeitar as sinalizações e as ordens descritas no guia de segurança do aplicativo”, pede a prefeitura.
> Circulação de patinetes será ampliada para mais bairros em VV
A prefeitura também alertou sobre a recomendação de não consumir bebidas alcoólicas antes de dirigir. Assim como em carros e motos, a combinação de álcool e condução de patinetes elétricos pode comprometer a coordenação motora e a capacidade de tomar decisões, aumentando os riscos de incidentes.
SEGURANÇA
O uso de patinetes elétricos não é regulamentado pelo Código de Trânsito Brasileiro. Por isso, a utilização do capacete, por exemplo, ainda não é obrigatória. E as consequências dos acidentes podem ser graves. Por isso, a Prefeitura de Vila Velha recomenda que as pessoas, que utilizam com frequência os patinetes, tenham os próprios equipamentos de segurança como capacete e cotoveleira.
> Vila Velha vai receber mais 320 patinetes elétricos até junho
“Nós recomendamos o uso de equipamentos de segurança. É muito do bom senso, principalmente para quem não está acostumado. É igual andar de bicicleta pela primeira vez, podem acontecer tombos. E a pessoa que vai se iniciar nesse modal de transporte precisa estar bem equipada com cotoveleira e capacete. A pessoa precisa se conscientizar que quedas podem acontecer”, pontuou Adriana.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui