fbpx

Dia a dia

Passageiros reclamam de calor no Transcol; 740 ônibus já têm ar-condicionado

Para quem está no transporte público e se depara com um coletivo sem ar-condicionado e lotado, o calor se torna ainda mais estressante

Publicado

em

Interior do ônibus 100% elétrico

Ônibus do Sistema Transcol. Foto: Hélio Filho/Secom

A Grande Vitória tem enfrentado altas temperaturas nas últimas semanas, chegando a atingir 35ºC. Para quem está no transporte público e se depara com um coletivo sem ar-condicionado, a situação é ainda mais estressante. E muitos ouvintes da BandNews FM Espírito Santo já reclamam dos veículos lotados e sem ar condicionado.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

O governo do Estado destaca que, desde o início de 2023, aproximadamente 100 novos ônibus foram integrados ao sistema de transporte público, e está prevista a adição de mais 40 unidades à frota do Sistema Transcol ainda este ano. Atualmente, a frota é composta por cerca de 1.600 veículos, dos quais 740 já estão em operação, equipados com sistemas de ar-condicionado plenamente funcionais.

Neste ano serão entregues um total 140 ônibus, sendo que 100 já chegaram e em breve estarão circulando. Esses veículos contam não apenas com ar-condicionado e wi-fi, mas também com a tecnologia inovadora do motor Euro 6, que estabelece padrões mais rigorosos no controle da poluição.

Além dos ônibus convencionais, o governo do Estado incorporou neste ano os micro-ônibus com ar-condicionado, atendendo a comunidades em áreas íngremes e ruas mais estreitas, ampliando a cobertura do serviço para áreas anteriormente não atendidas por veículos climatizados.

> Mais 50 ônibus 100% elétricos para o Sistema Transcol

O usuário do sistema Transcol não paga tarifa adicional pelo uso dos ônibus com ar-condicionado e a expectativa é de que, até 2026, sejam adicionados 600 novos ônibus com ar-condicionado, wi-fi e tecnologia de controle de poluição.

O Transcol opera com mais de 40% da frota conta com ar-condicionado e os novos ônibus incorporados à frota não dispõem de espaço para o cobrador. Dos cobradores que integravam o sistema Transcol em 2019, mais da metade foi contemplada pelo acordo que prevê a requalificação, assumindo novas funções no próprio sistema, e parte fez adesão ao Plano de Demissão Voluntária. Além das requalificações promovidas, a categoria teve a oportunidade de participar do Programa CNH Requalifica, lançado pelo Governo do Estado, permitindo as profissionais obter habilitação (Categoria A B ou AB), para novas oportunidades de requalificação dentro ou fora do Sistema.

A Semobi ressalta que em 2019, início da renovação da frota, foi feito um acordo entre as empresas e a categoria, mediado pelo Ministério Público do Trabalho. Vale ressaltar que a bilhetagem do sistema Transcol é totalmente eletrônica, não sendo aceito o pagamento em dinheiro nos coletivos.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui