fbpx

Dia a dia

“Parece canteiro de obras”, diz influencer sobre cemitério de VV

Lucas Sant trabalha na área de tanatopraxia e cuida dos corpos para fazer os cuidados antes de levá-los ao cemitério

Publicado

em

Cemitério Público de Ponta da Fruta foi eleito o pior que o influenciador já viu. Foto: Reprodução

Cemitério Público de Ponta da Fruta foi eleito o pior que o influenciador já viu. Foto: Reprodução/Redes sociais

Já pensou em trabalhar sendo agente funerário e viajar pelo país analisando os melhores e piores cemitérios? Esse é o trabalho do influencer Lucas Sant, que veio ao Espírito Santo conhecer os cemitérios da região. Ele conta com mais de 123 mil seguidores no Instagram e 310 mil no TikTok.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

No ES, ele visitou cemitérios de Vila Velha, Guarapari e Domingos Martins e fez uma breve análise sobre cada um dos que conheceu. “Uma cidade que cuida do cemitério é uma cidade que cuida de sua história”, lembra.

Lucas elegeu o Cemitério Público da Ponta da Fruta como o mais feio que já viu. Sacos de ossos espalhados e expostos, sepulturas abertas, falta de marcações e pouquíssima estrutura foram registrados pelo influencer. “Parece mais um canteiro de obras do que um cemitério”, contou.

Em contrapartida, ele destacou que o Parque da Paz, que fica logo na frente do municipal, é extremamente agradável. “Cemitério bem bonito, bem cuidado. Tem bastante planta em volta dos jazigos. É bacana demais, gostei”.

Mas não foram apenas cemitérios mal cuidados que ele mostrou nas redes sociais. O influencer visitou o cemitério São João Batista, em Guarapari, que inspirou a criação da história “O Bem Amado”, de Dias Gomes. Na época, o prefeito Juca Brandão inaugurou o cemitério, mas não havia nenhuma pessoa morta para poder enterrar, por isso ele buscou um corpo em Anchieta para ser sepultado.

> VÍDEO | Moradora denuncia situação de cemitério em VV

Outro cemitério que ele visitou foi o de Domingos Martins. De acordo com ele, os túmulos bem cuidados e a quantidade de flores fazem o local ser ainda mais agradável. “É um cemitério bem bonito, que eu gostei bastante de visitar. É o que eu sempre falo, o cemitério é um museu a céu aberto”.

Lucas já morou em Guarapari, mas se mudou para a região de São Paulo. O influencer quis se tornar um agente funerário ainda na infância, quando perdeu o pai. Ao completar a idade para trabalhar, começou a enviar currículos até conseguir a primeira oportunidade.

“Sempre tento trazer para vocês essa consciência de que a morte faz parte da vida, que todo mundo vai passar por isso. Todo mundo vai nascer, viver e morrer depois. Então você tem que tratar desse assunto de uma forma que você vai entender”, explica.

Tanatopraxia

A tanatopraxia é uma técnica utilizada na área da tanatologia, que é o estudo da morte e dos processos que a envolvem. Essa técnica consiste em um conjunto de procedimentos que visam preservar o corpo de uma pessoa falecida, retardando a decomposição e melhorando a sua aparência para o velório ou o funeral.

Os profissionais que realizam a tanatopraxia, chamados de tanatopraxistas, utilizam técnicas de embalsamamento, que envolvem a aplicação de produtos químicos, como formaldeído, para desinfetar e conservar o corpo. Além disso, realizam procedimentos estéticos, como maquiagem e arrumação do cabelo, para conferir uma aparência mais natural ao falecido.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui