Dia a dia
Pão de forma pode fazer você ser pego no bafômetro. Entenda
Pesquisa apontou que algumas marcas de pão de forma vendidas no Brasil apresentam alto teor alcoólico no alimento
Já imaginou comer um pão de forma e ser pego no bafômetro? Um estudo publicado pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) apontou que três marcas poderiam levar o motorista ao flagrante por embriaguez.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A pesquisa analisou o teor alcoólico de dez marcas de pão vendidas no Brasil: Pulmann, Visconti, Bauducco, Wickbold 5 zeros, Wickbold sem glúten, Wickbold Leve, Panco, Seven Boys, Wickbold e Plusvita.
Seis dos dez analisados foram considerados alimentos alcoólicos. O pão da Visconti, por exemplo, teve a porcentagem de 3,37% de álcool encontrada. Já na Bauducco, a porcentagem foi de 1,17%.
No Brasil, bebidas acima de 0,5% já são consideradas alcoólicas, ou seja, um volume muito menor do que o que foi registrado nos pães. Pela lei, o teste do bafômetro não pode passar de 0,04 mg/l. Entre 0,05 mg/l e 0,33 mg/l é considerada infração gravíssima e, acima disso, crime de trânsito.
Risco do bafômetro
Na pesquisa, além do teor alcoólico, foi analisado o risco de o motorista ultrapassar os 0,04 mg/l permitidos após comer duas fatias de pão. Três marcas representaram risco:
- Visconti: 1,69 (em quantidade de álcool em porção de duas fatias)
- Bauducco: 0,59
- Wickbold 5 zeros: 0,45
Álcool no pão?
O álcool chega ao pão por conta da fermentação, que faz o pão crescer. Apesar de o álcool ser produzido nesse processo, ele é quase todo evaporado enquanto o pão é assado. De acordo com a Proteste, o índice de álcool que foi encontrado está ligado à tentativa de conservar os produtos.
Cerca de 10% da produção de pães no país é perdida por conta do mofo. Para aumentar a durabilidade, as empresas costumam misturar um antimofo comestível diluído em álcool. Essa quantidade deveria ser limitada, para que o álcool não chegasse à mesa das pessoas. No entanto, isso não ocorre.
O alerta da Proteste é relacionado ao fato de que o teor alcoólico está acima das próprias bebidas com álcool, mas sem alertar os consumidores. Por conta disso, crianças, gestantes e outras pessoas que não podem consumir essas bebidas estão ingerindo álcool sem saber.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui