Dia a dia
Ousadia! Motorista com CNH em cartolina é preso em Vitória
O motorista foi preso após apresentar à Guarda Municipal a CNH falsificada impressa em folha de cartolina

A CNH falsificada estava imprensa em uma folha de cartolina. Foto: Divulgação (Guarda Municipal/PMV)
Um motorista de 45 anos foi detido na noite de terça-feira (13), na Ilha do Príncipe, após apresentar uma carteira de habilitação falsa a agentes da Guarda Civil Municipal de Vitória. A abordagem ocorreu durante uma operação de fiscalização voltada ao combate ao transporte irregular de passageiros.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O condutor dirigia um veículo modelo Siena, registrado como táxi, mas que circulava sem a plotagem obrigatória da categoria, o que levantou suspeitas. Durante a fiscalização, os agentes solicitaram os documentos do carro e a habilitação do motorista, mas receberam uma CNH falsificada.
“Ele nos apresentou uma CNH falsa, sem os códigos de segurança e com o verso de cor branca, impressa em cartolina. Era uma falsificação bem grosseira. Ao consultarmos o registro pelo nome dele, identificamos que o condutor estava com o direito de dirigir suspenso e a CNH verdadeira vencida desde janeiro de 2019”, relatou o guarda municipal Vieira, da Gerência de Operações e Fiscalização de Trânsito (Goft).
Diante da irregularidade, foram lavrados autos de infração ao proprietário do veículo por permitir que o carro fosse conduzido por pessoa não habilitada e por alteração nas características do automóvel — neste caso, a instalação irregular de kit gás. O veículo foi entregue a um motorista devidamente habilitado indicado pelo responsável.
O motorista foi conduzido à Delegacia Regional de Vitória para prestar esclarecimentos à Polícia Civil.
Fiscalização contra clandestinos
As chamadas “Operações Clandestinos” são realizadas pela Guarda Civil Municipal de Vitória em conjunto com a Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran). As ações fiscalizam transporte clandestino, estacionamento irregular, estado dos veículos e habilitação dos condutores.
Parte das operações acontece nas imediações da rodoviária e do aeroporto de Vitória, locais onde é comum encontrar motoristas parados em áreas onde apenas o embarque e desembarque rápido são permitidos.
“‘Parar’ significa apenas embarcar ou desembarcar passageiros, não inclui aguardar. Encontramos também veículos em mau estado, com pneus carecas, condutores sem habilitação”, disse o guarda Vieira.
Na mesma noite da ocorrência, dois motoristas sem habilitação foram notificados e um veículo foi flagrado com pneu careca. A Guarda orienta os passageiros a não utilizarem serviços de transporte sem identificação de táxi ou que não tenham sido solicitados por aplicativo.
“Evite transporte que não possui identificação de táxi ou que você não chamou por aplicativo de celular. Pense na sua segurança também e não colabore com transporte irregular”, alertou Vieira.
