Dia a dia
Ônibus do Transcol param de circular na Serra após ataques
A decisão de suspender a circulação dos ônibus aconteceu após dois veículos serem incendiados

Ônibus do Transcol é incendiado após confronto com a PM. Foto: Reprodução
Após o ataque registrado contra coletivos na manhã desta sexta-feira (19), o Sindicato dos Rodoviários decidiu suspender a circulação dos ônibus na Serra. A medida foi adotada como forma de exigir garantias de segurança para trabalhadores e passageiros.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Segundo representantes da categoria, o temor é de que novas ocorrências se repitam, colocando vidas em risco. O principal ponto de preocupação é o Terminal de Laranjeiras, onde o episódio mais recente aconteceu.
Ver essa foto no Instagram
O sindicato informou que só retomará a circulação dos veículos quando houver reforço de policiamento. A decisão, segundo o presidente Marquinhos Jiló, foi tomada para garantir a segurança de passageiros e motoristas.
No Terminal de Laranjeiras os ônibus estão parados e passageiros aguardam uma definição para se deslocarem do local. Ainda não há previsão do retorno da circulação dos ônibus. A reportagem do portal ES360 procurou a Ceturb-ES, mas ainda não houve retorno.
Ataques a ônibus
A manhã desta sexta-feira (19) foi marcada por uma onda de violência contra o transporte coletivo na Serra. Dois ônibus do sistema Transcol foram incendiados em ataques registrados em Nova Carapina II e em Cidade Pomar. Outro veículo chegou a ser apedrejado.
O primeiro caso ocorreu por volta das 4h30, em Nova Carapina II. Três suspeitos entraram em um ônibus da linha 824 (Nova Carapina x Terminal de Laranjeiras), obrigaram oito passageiros e o motorista a descer e, em seguida, atearam fogo no veículo. O coletivo ficou totalmente destruído.
Segundo incêndio na BR-101
Por volta das 11h, um segundo coletivo foi incendiado na BR-101, em Cidade Pomar. Novamente, os suspeitos ordenaram que motorista e passageiros descessem antes de colocar fogo. No mesmo horário, outro ônibus teria sido alvo de pedradas na região.
Linhas suspensas e transtornos
Em função dos ataques, a Ceturb suspendeu a operação das linhas 809, 824, 825 e 856, que atendem bairros como Nova Carapina I e II, Cidade Pomar e parte de Eldorado. Passageiros relataram que precisaram desistir de compromissos ou buscar alternativas para se deslocar.
Às 11h30, a Ceturb-ES informou que a operação das linhas 824, 825, 833, 887 e 809, na região de Cidade Pomar, foi normalizada.
Suspeita de represália
A Polícia Militar investiga se os incêndios estão ligados à morte de Adeniel Pacatuba Felix, suspeito de tráfico, baleado em confronto com a PM na noite de quinta-feira (18), em Cidade Pomar. O homem tinha antecedentes por furto, tráfico, porte de arma e homicídios.
Segurança reforçada
Após os ataques, viaturas da PM e da Guarda Municipal intensificaram o patrulhamento. Apesar da retomada parcial da operação em alguns horários, o clima de insegurança ainda domina a região.
