Dia a dia
Onda de calor deve atingir 8 cidades do Espírito Santo
Com a chegada da primavera, a mudança de clima é comum nesta época do ano. As elevadas temperaturas devem durar até sexta (25)
Já em seus últimos dias, o inverno capixaba se prepara para enfrentar uma onda de calor. Nesta semana, as temperaturas do Espírito Santo podem chegar a 40°C. De acordo com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as elevadas temperaturas devem durar até está sexta-feira (25).
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Essa onda deve atingir principalmente cidades localizadas no sul do estado. Já na Grande Vitória os termômetros devem chegar até a 36°C. Saiba quais são as cidades mais afetadas:
Onde de calor
- São José do Calçado
- Muqui
- Mimoso do Sul
- Guaçuí
- Dores do Rio Preto
- Bom Jesus do Norte
- Apiacá
- Alegre
Baixa umidade
- Guaçuí
Ainda segundo o instituto, o calor se dá em razão pela elevação de temperatura 5ºC acima da média por um período mínimo de 2 a 3 dias.
El Niño
Com a iminente chegada do fenômeno El Niño, caracterizado pelo aquecimento das águas do Oceano Pacífico e com ciclos entre cinco e sete anos, o Brasil, juntamente com outros países, deverá se preparar para uma primavera e verão com temperaturas superiores à média.
Os efeitos do fenômeno são notavelmente sentidos com longos períodos de calor intenso. Adicionalmente, a situação pode ser agravada pelo aquecimento global, o qual intensifica os impactos do fenômeno. Este aquecimento é resultado do crescente acúmulo de dióxido de carbono e outros gases que intensificam o efeito estufa na atmosfera, consequência direta das atividades humanas, como queima de combustíveis fósseis e desmatamento.
Para enfrentar o calor, o Inmet alerta para alguns cuidados essenciais:
- Proteção solar: Evitar exposição direta, usar chapéus e optar por vestimentas leves e soltas.
- Hidratação: Reduzir consumo de bebidas alcoólicas e aumentar a ingestão de água.
- Ambientes arejados: Permanecer de 2h a 3h em locais frescos e facilitar a circulação do ar nas residências.
Em situações de desconforto ou mal-estar devido ao calor, a população é orientada a procurar assistência imediata de pessoas próximas ou centros de saúde.
O Inmet também recomenda, que em qualquer situação de risco, a população entre em contato com à Defesa Civil (telefone 199) e com o Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui