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Dia a dia

Oito obras que vão mudar o trânsito em 2020

Entre as intervenções previstas, algumas serão concluídas e outras ainda devem sair do papel. Confira quais são elas

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Intervenções nas principais estradas que cortam o estado e também nas avenidas mais movimentadas da Grande Vitória prometem melhorar o trânsito já neste ano, quando algumas obras serão concluídas e outras devem começar a sair do papel.

Avenida Vitória

Avenida Vitória tem trechos em obras. Foto: Chico Guedes

Avenida Vitória tem trechos em obras. Foto: Chico Guedes

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Os quase 3 km da avenida Vitória vão ganhar novo asfalto, concreto na faixa da direita em cada lado — para suportar veículos pesados e garantir maior durabilidade ao piso –, ciclovia e macrodrenagem. A previsão é que a obra fique pronta até o final deste ano. As intervenções estão sendo feitas pela prefeitura de Vitória, com investimento de R$ 20 milhões do Finisa (Financiamento à Infraestrutura e Saneamento).

Mais duplicação na BR-101

Além da conclusão de 15km de duplicação de Viana a Guarapari (de 30km no total) até o fim do primeiro semestre, a previsão da Eco101 é começar as obras de mais 22km, de Guarapari a Anchieta. Segundo a Eco101, com a conclusão dos 30km de Viana a Guarapari, serão totalizados 47km de pista duplicada, em seis anos de concessão.

Ciclovia da Rio Branco

Projeto previa ciclovia na região da Praia do Canto. Foto: Chico Guedes

Projeto previa ciclovia na região da Praia do Canto. Foto: Chico Guedes

A obra da ciclovia será iniciada neste ano e pode terminar até dezembro. Neste primeiro momento, a ciclovia vai ocupar o canteiro central na região de Santa Lúcia, entre a Reta da Penha e a Leitão da Silva, num trecho de 900 metros. O projeto ainda está sendo concluído. A obra inicial previa a via para ciclistas em toda a extensão da avenida, mas moradores da Praia do Canto foram contra à instalação, porque acabaria com áreas de estacionamento.

Retomada da BR-262

Também deve avançar a duplicação da BR-262. Está prevista a retomada pelo Dnit da obra no trecho de 7 km em Marechal Floriano, que havia sido interrompida após questionamentos do Tribunal de Contas da União. O anúncio foi feito pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas. Também está no planejamento do mesmo ministério, para 2020, a realização do leilão no terceiro trimestre de 2020 de 672 km, da BR-262 e BR-381, em Minas Gerais.

Terminal de Itaparica

Terminal está interditado desde julho de 2018. Foto: Chico Guedes

Terminal está interditado desde julho de 2018. Foto: Chico Guedes

Interditado desde julho do ano passado, o Terminal de Itaparica teve ordem de serviço para reforma liberada em dezembro de 2019. O valor para a nova cobertura, de lona tensionada, será de R$ 12,2 milhões, quase o mesmo preço que foi gasto para construir o terminal (R$ 12,4 milhões). A previsão é que as obras sejam concluídas até o final de 2020. Cerca de 45 mil pessoas passavam pelo local diariamente.

Talma Rodrigues Ribeiro

Obras da prefeitura da Serra em parceria com o governo do estado vão recuperar a ciclovia e a urbanização da avenida, que tem 7,5km e liga o polo industrial Civit II a bairros como Alterosas, Vila Nova de Colares, Feu Rosa e Portal de Jacaraípe, atendendo 40 mil pessoas. Além de nova pavimentação, calçadas e sinalização, a avenida vai ganhar ciclovia com guarda-corpo, paisagismo e iluminação em LED.

Binário da Norte-Sul

Norte-Sul terá sentido único. Foto: Chico Guedes

Norte-Sul terá sentido único. Foto: Chico Guedes

O projeto do binário na Norte-Sul anunciado em 2019 deve sair do papel este ano. A prefeitura da Serra pretende mudar o trânsito para sentido único no sentido Laranjeiras, entre a avenida dos Metalúrgicos e a ES-010, próximo a Jardim Limoeiro. Já os motoristas que seguirem no sentido oposto vão ter de passar pela avenida Lourival Nunes. A alteração deve passar por um trecho de 1,7km, segundo a prefeitura.

Portal do Príncipe e Terceira Ponte

Com edital publicado, as obras do Portal do Príncipe devem sair do papel neste ano. O objetivo é melhorar o trânsito na chegada a Vitória pela Segunda Ponte e Cinco Pontes. Será criada uma via após a descida da Segunda Ponte para possibilizar retorno mais ágil para veículos que seguem em direção aos bairros Mario Cypreste e Santo Antônio. De acordo com a Semobi (Secretaria de Estado de Mobilidade), a previsão é de publicar o edital da ciclovia e ampliação da Terceira Ponte neste ano.