fbpx

Dia a dia

Ocupação de UTIs para covid-19 passa de 80% no Espírito Santo

Com 399 pacientes internados em estado grave ou gravíssimo da doença, a região Metropolitana já registra 80,28% da ocupação das UTIs

Publicado

em

Computador, dados. Foto: Shutterstock

Respiradores em UTIs. Foto: Shutterstock

A ocupação dos leitos de UTI para casos graves da covid-19 no Espírito Santo ficou acima de 80% nesta quarta-feira (9). Dos 724 leitos, 580 estão ocupados. Os dados são do Painel Covid-19 da Secretaria de Estado da Saúde.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Com 399 pacientes internados em estado grave ou gravíssimo da doença, a região Metropolitana já registra 80,28% da ocupação das UTIs. A situação mais crítica ainda é no Sul do estado. 83,33% das UTIs estão em uso. No Norte a situação é mais branda, com 67,86% da ocupação.

O aumento no número de internação ocorre dias depois do governo do Estado iniciar a segunda fase da expansão de leitos do programa “Leitos Para Todos”. No último sábado (6), foram entregues mais 20 leitos de UTI para o enfrentamento ao novo coronavírus no estado.

Há alguns meses, o Estado se prepara para o chamado período de sazonalidade das doenças respiratórias, que no território capixaba se estende até o final do inverno. Diante deste cenário, especialistas alertam para o aumento de casos de outras doenças respiratórias, como gripes, pneumonias, além do novo coronavírus.

Dentre as ações estratégicas do governo do Estado para o enfrentamento da covid-19 está ampliação de leitos. Até abril, a previsão da Secretaria de Estado da Saúde é que sejam disponibilizados 900 leitos exclusivos para o tratamento de pacientes com o coronavírus no sistema de saúde pública.