fbpx

Dia a dia

Ocupação de leitos de UTI na rede particular no ES está em 63%

Secretaria de Saúde diz que monitora ocupação dos 740 leitos de UTI da rede privada. Do total, 12% dos pacientes em terapia intensiva tiveram confirmação de covid-19

Publicado

em

UTI do Jayme dos Santos Neves. Foto: Governo do Estado

UTI do Jayme dos Santos Neves. Foto: Governo do Estado

Enquanto os leitos de UTI voltados só para covid-19 na rede pública do estado estão com ocupação de 81%, os leitos disponíveis na rede particular tem 63% de ocupação. A Secretaria de Saúde monitora 740 leitos de UTI disponíveis em todos os hospitais da rede privada do estado. Desse total, 12% dos leitos estão com pacientes confirmados com covid-19, 10% com suspeita, outros 20% com problemas respiratórios e os demais com outras doenças.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Segundo o secretário de Saúde, Nesio Fernandes, o estado tem efetuado compras de leitos na rede privada para atender pacientes do SUS com a premissão de não comprometer a oferta de leitos na rede privada.

“Estamos trabalhando para garantir leitos para todos, mas a pandemia tem comportamento violento com a capacidade de transmissão do vírus muito alta. Haverá o momento do aumento da transmissão e do teto da abertura de leitos. Por isso, reforço o pedido de manter o isolamento social”, diz Fernandes.

A taxa de transmissão do vírus no Espírito Santo está em 1,8. Segundo o subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, isso representa que a curva da doença é ascendente. A curva só vai começar a descer quando estiver abaixo de 1%.