fbpx

Dia a dia

Obras de parque no Canal da Costa dependem de licença do Iema

A ordem de serviço para a criação do Parque Linear, na Praia da Costa, foi assinada na última terça-feira (7)

Publicado

em

Parque Linear, na Praia da Costa, em Vila Velha

Parque Linear, na Praia da Costa, em Vila Velha. Foto: Divulgação

O Canal da Costa, na Praia da Costa, em Vila Velha, está prestes a passar por uma transformação. Com 2,15 quilômetros de extensão, o trecho sob a Terceira Ponte será revitalizado com obras de infraestrutura, saneamento e urbanização, resultando em um parque linear para os moradores. O recurso, no valor de quase R$ 22 milhões, foi repassado ao município pelo Governo do Estado por meio do Fundo Cidades- Adaptação às Mudanças Climáticas, que é gerido pela Secretaria do Governo (SEG).

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Entretanto, a falta de licença ambiental necessária impede o início imediato das obras. O projeto prevê a implantação de um parque linear com pista de skate, quadras esportivas, parquinho infantil, área para pets, estacionamento e outros equipamentos de lazer. Apesar da proposta de oferecer um espaço público de qualidade, o atraso na liberação da licença ambiental pode comprometer o cronograma das intervenções.

O governador Renato Casagrande e o prefeito Arnaldinho Borgo assinaram a ordem de serviço para as obras, a empresa responsável, Comer Construtora e Incorporadora Ltda, ainda aguarda a liberação da licença ambiental pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). O pedido foi feito no dia 3 de dezembro, mas sem a autorização, as intervenções no Canal da Costa não podem começar.

Parque Linear será construído no Canal da Costa, em Vila Velha

Parque Linear será construído no Canal da Costa, em Vila Velha. Foto: Josué de Oliveira

Impactos previstos com as obras do parque

O projeto, apresentado à comunidade em julho de 2024, prevê a construção de uma galeria com duas células de 4,10 metros de comprimento por 3 metros de largura. Com 2,15 quilômetros de extensão, a galeria tem como objetivo melhorar o escoamento das águas pluviais, contribuindo para a redução de alagamentos na cidade. A gestão municipal estima que cerca de 140 mil pessoas sejam beneficiadas direta e indiretamente pela iniciativa.

De acordo com o prefeito Arnaldinho Borgo, o projeto está integrado a outras ações de saneamento, como a ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto de Araças, que também beneficiará o Canal da Costa. No entanto, sem a licença ambiental do Iema, tanto o parque linear quanto as melhorias planejadas para o canal ainda não podem sair do papel.

Enquanto isso, a administração municipal e a construtora aguardam uma resposta do órgão ambiental para iniciar a obra, considerada uma das mais importantes para a cidade. A população acompanha os desdobramentos e espera que as intervenções sejam iniciadas em breve.

Procurado pela reportagem do ES360, o Iema informou que recebeu a solicitação de licença prévia da Prefeitura de Vila Velha no dia 14 de novembro. Nesta segunda-feira (6), a prefeitura também apresentou a revisão do projeto. A documentação está em análise pela equipe técnica do órgão.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui