Dia a dia
Obras de parque no Canal da Costa dependem de licença do Iema
A ordem de serviço para a criação do Parque Linear, na Praia da Costa, foi assinada na última terça-feira (7)
O Canal da Costa, na Praia da Costa, em Vila Velha, está prestes a passar por uma transformação. Com 2,15 quilômetros de extensão, o trecho sob a Terceira Ponte será revitalizado com obras de infraestrutura, saneamento e urbanização, resultando em um parque linear para os moradores. O recurso, no valor de quase R$ 22 milhões, foi repassado ao município pelo Governo do Estado por meio do Fundo Cidades- Adaptação às Mudanças Climáticas, que é gerido pela Secretaria do Governo (SEG).
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Entretanto, a falta de licença ambiental necessária impede o início imediato das obras. O projeto prevê a implantação de um parque linear com pista de skate, quadras esportivas, parquinho infantil, área para pets, estacionamento e outros equipamentos de lazer. Apesar da proposta de oferecer um espaço público de qualidade, o atraso na liberação da licença ambiental pode comprometer o cronograma das intervenções.
O governador Renato Casagrande e o prefeito Arnaldinho Borgo assinaram a ordem de serviço para as obras, a empresa responsável, Comer Construtora e Incorporadora Ltda, ainda aguarda a liberação da licença ambiental pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). O pedido foi feito no dia 3 de dezembro, mas sem a autorização, as intervenções no Canal da Costa não podem começar.
Impactos previstos com as obras do parque
O projeto, apresentado à comunidade em julho de 2024, prevê a construção de uma galeria com duas células de 4,10 metros de comprimento por 3 metros de largura. Com 2,15 quilômetros de extensão, a galeria tem como objetivo melhorar o escoamento das águas pluviais, contribuindo para a redução de alagamentos na cidade. A gestão municipal estima que cerca de 140 mil pessoas sejam beneficiadas direta e indiretamente pela iniciativa.
De acordo com o prefeito Arnaldinho Borgo, o projeto está integrado a outras ações de saneamento, como a ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto de Araças, que também beneficiará o Canal da Costa. No entanto, sem a licença ambiental do Iema, tanto o parque linear quanto as melhorias planejadas para o canal ainda não podem sair do papel.
Enquanto isso, a administração municipal e a construtora aguardam uma resposta do órgão ambiental para iniciar a obra, considerada uma das mais importantes para a cidade. A população acompanha os desdobramentos e espera que as intervenções sejam iniciadas em breve.
Procurado pela reportagem do ES360, o Iema informou que recebeu a solicitação de licença prévia da Prefeitura de Vila Velha no dia 14 de novembro. Nesta segunda-feira (6), a prefeitura também apresentou a revisão do projeto. A documentação está em análise pela equipe técnica do órgão.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui