fbpx

Dia a dia

Obras de asfalto, gás e água tumultuam trânsito em Vila Velha

Até o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, reclamou de obras realizadas pela Cesan

Publicado

em

Nesta quarta-feira, a prefeitura de Vila Velha iniciou obras de recuperação do asfalto. Foto: Divulgação (prefeitura)

Nesta quarta-feira, a prefeitura de Vila Velha iniciou obras de recuperação do asfalto. Foto: Divulgação (prefeitura)

O trânsito nos bairros da orla de Vila Velha, que já costuma ficar complicado em alguns horários, tem piorado por causa de obras realizadas em Itapuã, Itaparica e Praia da Costa. Com as interdições, os motoristas precisam ter paciência praticamente em qualquer hora do dia.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Os congestionamentos são resultado de diferentes intervenções. Nesta quarta-feira, o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, publicou em uma rede social que a Cesan rompeu a rede de água no cruzamento da Rua Major Nodge Ulisses de Oliveira com a Rua Antônio Régis dos Santos. As duas vias foram interditadas para reparos.

Em nota, a Cesan desmentiu o prefeito de Vila Velha e esclareceu que a obra que causou transtornos no trânsito do bairro Itapuã, em Vila Velha, na manhã desta quarta-feira (10), não foi executada pela Cesan, conforme divulgado de forma equivocada pelo prefeito do município.

Veja na íntegra o que diz a Cesan sobre as obras

A Companhia Espírito-Santense de Saneamento (Cesan) esclarece que a obra que causou transtornos no trânsito do bairro Itapuã, em Vila Velha, na manhã desta quarta-feira (10), não foi executada pela Cesan, conforme divulgado de forma equivocada pelo prefeito do município, Arnaldinho Borgo, em publicação em seu perfil no X (antigo Twitter).

A ocorrência foi ocasionada por uma intervenção da empresa Aegea, responsável pela operação do sistema de esgotamento sanitário em Vila Velha, por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP). Assim que tomou conhecimento do fato, a Cesan notificou imediatamente a concessionária, que adotou as providências necessárias.

Segundo informações da Aegea, houve uma ruptura acidental na rede de abastecimento de água durante a execução das obras de universalização dos serviços de saneamento básico, no cruzamento da Rua Major Nodge Ulisses de Oliveira com a Rua Antônio Régis dos Santos. A equipe técnica atuou prontamente, realizou o reparo emergencial e solucionou a situação com agilidade.

A concessionária reforça que, antes do início de qualquer obra com potencial de impacto temporário à população, são realizadas reuniões com as comunidades envolvidas, com o objetivo de apresentar o cronograma de execução, informar sobre possíveis transtornos e estabelecer canais diretos de comunicação com os moradores. O objetivo é garantir transparência, agilidade no atendimento e redução de impactos durante a realização dos serviços.

A Cesan reafirma seu compromisso com a população de Vila Velha e com a melhoria contínua dos serviços prestados. A Companhia mantém um amplo programa de investimentos no município, que supera R$ 230 milhões, voltado para a modernização do sistema de abastecimento de água e ampliação da cobertura de esgotamento sanitário, com foco na qualidade de vida e na segurança hídrica da população.

Recuperação do asfalto

Também em Itapuã, a prefeitura iniciou nesta quarta-feira obras de recuperação do asfalto. O serviço contempla trechos das principais vias da região, incluindo a Rua Juiz Alexandre Martins de Castro Filho, a Avenida Estudante José Júlio de Souza, a Rua Deolindo Perim, a Rua Itaquari, a Avenida da Praia e a Rua Ayrton Senna.

Durante a execução, alguns quarteirões ficam interditados para garantir a segurança de motoristas e trabalhadores. A orientação é que os condutores busquem rotas alternativas e respeitem a sinalização no entorno da obra. O serviço começou pela rotatória do Plano 100 (Rua Itaquari).

A intervenção prevê, segundo a prefeitura, a recuperação da malha viária com aplicação de novo asfalto, reforçando a segurança no trânsito e oferecendo melhores condições de mobilidade para moradores, comerciantes e visitantes.

As obras fazem parte do cronograma do Programa Asfalto Novo, que está requalificando a pavimentação em diversos bairros, ampliando a durabilidade das vias e melhorando a infraestrutura da cidade.

Mais obras

Na mesma região de Itapuã, a ES Gás também fez uma intervenção para a expansão da rede de distribuição de gás natural em Vila Velha. Ao todo, serão ampliados mais de 20 km de rede em 2025, para atender 5 mil novos clientes no município.

Em nota, a empresa disse que realizou nesta quarta-feira apenas uma intervenção na rede de distribuição de gás no cruzamento da Rua Goiania com Major Nodge Ulisses de Oliveira em Itapuã com interdição parcial da via no período da tarde. A atividade já foi finalizada e a via está sendo liberada.

“A ES Gás não possui outras intervenções na rede de distribuição planejadas para esta semana. As atividades da companhia na região serão concentradas na recomposição definitiva do pavimento asfáltico em áreas onde intervenções já foram concluídas, sem grandes impactos nas vias públicas. Para mais informações ou em caso de dúvidas, a população pode entrar em contato com a ES Gás pelos canais de atendimento: 117 ou 0800 595 0197”, finalizou o comunicado.