fbpx

Dia a dia

Obra do Canal da Costa avança com instalação de galerias

Intervenção em Vila Velha segue para nova fase e prepara terreno para parque linear com quadras, pista de skate e área para pets

Publicado

em

Tamponamento do Canal da Costa, em Vila Velha

Tamponamento do Canal da Costa, em Vila Velha. Foto: Divulgação/PMVV

A paisagem sob a Terceira Ponte, na Praia da Costa, em Vila Velha, começa a mudar. A obra de tamponamento do Canal da Costa avança com a instalação das galerias de concreto que vão possibilitar o fechamento do trecho e, mais adiante, a construção de um parque linear sobre o canal.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

A intervenção atual ocorre no sentido da área do Exército em direção à Avenida Champagnat. O trânsito não é afetado, pois os trabalhos seguem dentro do leito do canal.

A transformação de 2,15 quilômetros do canal em um novo espaço urbano é uma iniciativa da Prefeitura de Vila Velha, em parceria com o governo estadual. O investimento é de R$ 21,99 milhões, por meio do Fundo Cidades, voltado à adaptação às mudanças climáticas. A previsão é que tudo fique pronto até outubro de 2026.

Drenagem e estrutura

Nesta etapa, está sendo feita a instalação de galerias pré-moldadas e a impermeabilização do canal. A ideia é facilitar o escoamento das águas pluviais e permitir o fechamento seguro da estrutura. Segundo a secretária municipal de Obras e Projetos Estruturantes, Menara Cavalcante, “em um trecho de um quilômetro, teremos novas galerias assentadas. Além disso, também será feito o tamponamento, que colabora com o processo de despoluição”.

O projeto de macrodrenagem visa reduzir alagamentos e preparar o local para receber a fase de urbanização.

Novo espaço público

Depois de concluída a etapa estrutural, o canal dará lugar a um parque linear com pista de skate, academia ao ar livre, quadras, espaço pet, estacionamento e área para motorhomes. A proposta pretende aliar infraestrutura urbana à criação de um espaço de lazer e convivência.

“Além de facilitar o escoamento das águas, o tamponamento evita o acúmulo de lixo e libera espaço para a criação de uma área de convivência para os moradores”, reforça Menara.

Expectativa da comunidade

Moradores da Praia da Costa acompanham de perto os avanços. A aposentada Lourdes Matos, que mora na região há mais de 20 anos, destaca a valorização do bairro: “Vai organizar o espaço, trazer mais beleza e valorizar tudo em volta. A gente não vê a hora de ficar pronto”.

O comerciante Roberto Andrade, que trabalha próximo ao canal, acredita que a mudança será positiva para os negócios: “Agora tá visivelmente feio. Com o parque em cima, vai melhorar muito a aparência e o movimento. Vai trazer ordem”.

A obra segue em ritmo constante, com foco em modernizar a infraestrutura urbana e devolver o espaço público à população.

LEIA MAIS: