fbpx

Dia a dia

Obra contra erosão na Curva da Jurema fica para 2025

O prefeito Lorenzo Pazolini marcou nova data para a obra de engordamento na Curva da Jurema, em Vitória

Publicado

em

Erosão na curva da jurema

A Praia da Curva da Jurema voltou ser atingida pela erosão. Foto: Divulgação/Leitor

Banhistas e turistas que escolherem passar os dias de verão na Curva da Jurema, em Vitória, terão que se apertar na areia para garantir um lugar ao sol. É que a obra de engordamento prevista para esse ano foi adiada. A informação é do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, que participou do quadro Fala Aí, Prefeito da Rádio BandNews ES. 

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Durante a entrevista, o prefeito afirmou que o projeto para a obra está pronto, mas que não foi colocado em prática ainda a pedido dos comerciantes e moradores da região. A justificativa foi de que nessa época há um grande movimento de banhistas e a intervenção causaria transtornos para a população. 

Veja a entrevista na íntegra:

O engordamento da orla foi prometido pela prefeitura no início do ano. Em fevereiro, o portal ES360 publicou uma reportagem em que banhistas e comerciantes alertavam para o problema. 

Na época, o secretário de Obras, Gustavo Perin, explicou que em fevereiro seria lançado o edital para contração da obra para refazer a faixa de areia da praia que vai do Iate Clube até a Curva da Jurema. “A intenção é que entre os meses de abril e junho a gente consiga fazer o engordamento em um prazo de até 90 dias. O valor estimado da obra é de R$ 35 milhões”, declarou na ocasião. 

A expectativa era de que no mês de abril as dragas já estivesse em atividade para retirar a areia do mar. Nesta sexta-feira, Pazolini voltou a falar do engordamento da faixa de areia e prometeu nova data para o início da intervenção. 

“Essa obra já podia ter começado, mas com diálogo com moradores, empreendedores, concessionários e população foi alegada e apresentada uma razão muito importante e temos que reconhecer. Esse é um momento em que as pessoas buscam o litoral e não era justo iniciar neste momento. Então, nós, ouvindo e dialogando de maneira consensual, chegamos à conclusão de que vamos aguardar a alta temporada e esperar o carnaval para iniciar a obra para que no verão de 2026 já esteja pronta”, afirmou. 

Em 2020, a prefeitura da Capital concluiu uma obra de engordamento, mas o problema voltou a preocupar banhistas e comerciantes da região. Na época, foram utilizados 50 mil metros cúbicos de areia em 430 metros na praia e foram mobilizadas duas dragas, embarcações que pegam areia do fundo do mar e levam até a costa. Com a obra, a praia ganhou quase 40 metros de largura. 


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui